Siga o OTD

Basquete

Damiris Dantas acerta com Indiana Fever e está de volta à WNBA

Damiris é anunciada pelo Indiana Fever, da WNBA, e volta à liga depois de uma temporada de ausência

Damiris Dantas, com a camisa da seleção brasileira de basquete feminino, se prepara para fazer lance livre; ela fechou acordo com o Indiana Fever e disputará a WNBA
(Foto: FIBA)

A brasileira Damiris Dantas está de volta a WNBA! A ala-pivô de 31 anos acertou contrato com o Indiana Fever e retorna à principal liga de basquete feminino do planeta depois de uma temporada de ausência. Ela se junta à Stephanie Soares, jogadora do Dallas Wings, como atletas brasileiras jogando na elite norte-americana. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (1º), mas detalhes do acordo não foram revelados.

Uma das principais jogadoras brasileiras da atualidade, Damiris Dantas fez boa parte de sua carreira na WNBA. Ela foi a 12ª escolha do Draft de 2012, atuando por seis temporadas pelo Minnesota Lynx e outras três pelo Atlanta Dream. Ela chegou a disputar a pré-temporada da WNBA em 2023, mas foi dispensada antes do início da temporada regular.

Considerando as oito temporadas em que jogou na WNBA, a brasileira acumulou 202 partidas, sendo 128 como titular, e marcou 7,7 pontos por jogo, 4,3 rebotes e 1,6 assistências. Em sua última aparição na liga, em 2022, ela atuou em 15 partidas e teve médias de 5,1 pontos, 3,8 rebotes, 1,9 assistências e 17,4 minutos.

Depois que saiu deixou a WNBA, Damiris jogou no Fuerza Regia, do México, e estava no Ormanspor, da Turquia, desde setembro do ano passado. Em solo europeu, ela atuou em 20 jogos e marcou 19,8 pontos por jogo. Sua equipe é a vice-líder da liga. Além disso, DD retornou à seleção brasileira de basquete feminino e foi fundamental no título da AmeriCup.

Início em maio

Décimo colocado no ano passado, o Indiana Fever fará sua estreia na temporada regular da WNBA 2024 em 14 de maio, contra o Connecticut Sun, fora de casa. O primeiro jogo em casa, no Gainbridge Fieldhouse, acontecerá dois dias depois, contra o New York Liberty, atual vice-campeão da liga. A temporada regular da liga contempla 40 jogos e as oito melhores equipes avançam aos playoffs.

Antes do início da WNBA, Damiris Dantas terá um importante compromisso com a seleção brasileira: ela disputará o Pré-Olímpico, em Belém, no Pará, na próxima semana (8 a 11 de fevereiro), com vagas para Paris-2024 em jogo. O Brasil está na chave de Alemanha, Austrália e Sérvia. Três dessas quatro equipes disputarão os Jogos Olímpicos da capital francesa.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Basquete