A seleção brasileira de basquete feminino completou mais uma semana de trabalho rumo ao Pré-Olímpico de Belém, que acontecerá entre 8 e 11 de fevereiro. Somando com a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-20223 e o período de trabalho em Rio Maior, Portugal, grande parte do grupo já soma mais de um mês de treinos visando uma vaga em Paris 2024.
- Promessas do tênis brasileiro estreiam no Australian Open Juvenil.
- Kauê pega 3 pênaltis e salva o Corinthians na Copinha
- Luana Silva faz história com título do Mundial Júnior de Surfe
- Luisa Stefani, ao lado de americana, é derrotada no AusOpen
- Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil
Das 15 convocadas, 11 já estão trabalhando em Araraquara. As atletas que atuam no exterior (Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona) se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Por enquanto, os trabalhos serão comandados pela comissão técnica e por João Camargo, técnico que foi ouro com o Brasil em Santiago-2023.
Os treinos são todos planilhados com toda a comissão técnica e as atletas têm contato direto com o técnico José Neto, inclusive com reuniões em vídeo para manter planejamentos, retirar dúvidas táticas e mais. O grupo também trabalhou com a psicóloga Manoella Facchi, com foco na preparação mental para o Pré-Olímpico.
“Jogar dentro de casa é muito bom, com apoio da torcida, e estamos trabalhando muito para chegarmos bem. Estamos ansiosas, mas muito preparadas, sabendo das dificuldades, mas também da nossa força para buscar essa vaga em Paris”, disse a capitã Érika.
O grupo fica em Araraquara até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho. A estreia acontece no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.
Pré-Olímpico
O Brasil é o anfitrião de um dos Pré-Olímpicos de basquete feminino, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha, com jogos nos dias 8, 10 e 11, sempre às 20h. De acordo com o formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo e os três melhores se classificam para Paris 2024.
Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México, e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A conquista invicta da AmeriCup fez a seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top-10 com a oitava colocação no geral.