A seleção feminina de basquete iniciou a sua primeira etapa de treinos visando a disputa do Pré-Olímpico da modalidade que acontece no próximo mês em Belém. Um grupo com 10 atletas se apresentou nessa segunda-feira (15) em Araraquara e realizou o primeiro treino do time que irá em busca da vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Das 15 convocadas, 10 participaram do primeiro treino em Araraquara, com a pivô Licinara se juntando ao grupo ainda nesta segunda-feira. As quatro atletas que atuam no exterior – Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona – integrarão o grupo apenas em Belém, quando inicial a janela internacional de jogos da FIBA, assim como o técnico José Neto que treina o Petro Luanda em Angola.
“Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-Americanos em 2022, da AmeriCupW em 2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Quero então agradecer todo o empenho e disponibilidade de todas as jogadoras e CT que participaram destas competições além do Pan de Santiago e da etapa de treinamento em Portugal. Vamos para uma competição difícil em que todas as equipes participantes chegam por méritos e não tem nenhuma delas com vantagens. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que dessa forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belem do Pará para nos dar força e fazer a diferença”, afirmou Neto.
Últimos ajustes
Nessa primeira fase de treinos, quem comanda a equipe é o técnico João Camargo, que no ano passado foi campeão da LBF e dos Jogos Pan-Americanos. O grupo fica na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando viaja até Belém.
O Brasil será um dos anfitriões do Pré-Olímpico de basquete feminino, sediando um dos grupos, assim como China, Hungria e Bélgica. Entre os dias 8 e 11 de fevereiro, a seleção brasileira enfrenta Austrália, Alemanha e Sérvia em busca da classificação olímpica. Três das quatro equipes que jogarão em Belém irão carimbar o passaporte para Paris-2024.