O São Paulo sofreu um atropelado na estreia da Champions League das Américas de basquete masculino. A equipe paulista perdeu para o Quimsa, por 113 a 60, na noite deste sábado (16), em Santiago del Estero, na Argentina. Buscando se recuperar na competição, o Tricolor voltará a jogar neste domingo, às 20h40, contra o Nacional, do Uruguai.
+ Tabela da Champions League das Américas de basquete
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Depois de ficar de fora da última edição, o São Paulo não foi nada bem em seu retorno ao principal torneio de basquete das Américas. A equipe já não fazer uma temporada produtiva, tendo uma campanha abaixo do esperado do NBB, e, não bastasse isso, encarou o líder da Liga Argentina. O Quimsa acumula 12 vitórias e uma derrota na temporada nacional, vindo de nove triunfos seguidos.
O favoritismo do Quimsa se confirmou com uma grandiosa atuação na partida, que não deixou margens para os liderados de Bruno Mortari. O São Paulo saiu em desvantagem já no primeiro período (24 a 12) e assim permaneceu até o fim do jogo. O placar dilatou no terceiro quarto, quando o Quimsa anotou uma parcial de 39 a 10. No fim, a diferença foi de 47 pontos.
Brandon Robinson foi o grande nome da partida, com 26 pontos marcados, em um aproveitamento de 78% dos arremessos de três pontos (sete cestas). Em seguida, aparecem Sebastian Acevedo e Fortunato Rolfi, com 13 pontos cada. Pelo lado tricolor, Tyrone marcou 16 pontos, em um aproveitamento de 66% nos arremessos de quadra. Bennett anotou 11 pontos, enquanto Faverani e Fischer fizeram dez.
Saldo negativo
Esta foi a maior derrota do São Paulo na história da BCLA, superando o 75 a 58 sofrido diante do Minas na disputa de terceiro lugar da edição de 2021. Vale destacar, no entanto, que o Tricolor participou da competição apenas duas vezes: além de 2021, esteve presente em 2021/2022, em que sagrou-se campeão de forma invicta, com nove vitórias em nove jogos.
Com o resultado negativo, o São Paulo sai em desvantagem na Champions League das Américas de basquete. A competição conta com 12 grupos, divididos em quatro grupos de três. As equipes jogam entre si em três janelas, ou seja, cada disputa seis partidas. Ao final da primeira fase, os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final, realizadas em séries melhor de três.
O próximo compromisso do Tricolor será neste domingo (17), às 20h40 (horário de Brasília), contra o Nacional, do Uruguai. O duelo também acontecerá em solo argentino, tornando-se assim um local neutro. Será o quarto encontro entre as equipes na BCLA. Em todos os três anteriores, realizados em 2021/2022, o São Paulo saiu vencedor com larga vantagem.