Começou a quinta edição da Basketball Champions League Américas nesta quarta-feira (13), torneio que dá ao vencedor vaga para o Mundial Interclubes. Dessa forma, o atual campeão SESI Franca e o primeiro time brasileiro a conquistar o campeonato, Flamengo, venceram na estreia da temporada 2023/24. O time do interior paulista bateu o Udec (CHI) e a equipe carioca superou o Hebraica Macabi (URU).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Tanto Franca quanto Flamengo buscam o bicampeonato da BCLA. Na primeira rodada da primeira janela, as duas equipes venceram seus confrontos diante de seus torcedores. Desse modo, o Franca impôs um 78 a 59 no Universidad de Concepción, pelo grupo D, jogando no Ginásio Pedrocão. Posteriormente, foi a vez do Flamengo vencer o time uruguaio por 92 a 87, no Maracanãzinho, pelo grupo C. A próxima partida dos dois brasileiros ocorre na sexta-feira.
- Brasil busca 10º título do Mundial Júnior de surfe: saiba tudo
- Thiago Monteiro x Kei Nishikori – Australian Open – Onde Assistir
- Capivariano faz 3 a 0 no Bahia e avança líder na Copinha
- Campeã olímpica, Garay celebra nascimento da primeira filha
- Guarulhos ganha e entra na zona de playoffs da Superliga
O Franca começou dominante, viu o adversário chileno se aproximar ainda no primeiro quarto, mas soube impor seu ritmo. Principalmente com os rebotes defensivos e suas jogadas bem armadas. No começo do terceiro quarto abriu 30 pontos de diferença e administrou a vantagem nos momentos finais. Lucas Dias foi o cestinha com 22 pontos, além de pegar oito rebotes e chegar a 22 de eficiência.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por outro lado, o Flamengo sofreu bem mais para buscar o triunfo. Depois dos primeiros momentos com oscilações na liderança, o Hebraica Macabi abriu 15 pontos de margem um pouco antes das equipes irem ao vestiário. Aos poucos, o Rubro-negro reverteu a diferença e a partida terminou empatada em 79 a 79. Então, a vantagem de cinco pontos de frente veio nos momentos decisivos da prorrogação. Essencialmente, Gabriel Jaú foi decisivo com seu duplo-duplo, com seus 27 e dez rebotes, para alcançar 31 de eficiência.
Pinheiros forte em casa
Em jogo único pelo NBB, o Pinheiros conquistou a terceira vitória seguida jogando no Ginásio Henrique Vilaboim. Dessa vez, a equipe fez 73 a 67 em cima do Vasco da Gama, em jogo de quartos bem distintos e com uma arrancada no final. Adyel, pelo Pinheiros, e Marquinhos, pelo Vasco, foram cestinhas com 19 pontos. Assim, Pinheiros sobe para 41,7% de aproveitamento e está em 11º com cinco vitórias e sete derrotas. O Vasco está com a sétima posição, com 66,7% e dez vitórias e cinco derrotas.