8 5
Siga o OTD

Basquete

Sesi Araraquara conquista o tricampeonato paulista feminino

Na final, o SESI Araraquara bateu o Santo André pela terceira edição seguida do campeonato paulista, Ituano ficou com o bronze

Na imagem, time do SESI Araraquara comemorando o título basquete feminino paulista de basquete feminino tabela
Time do SESI Araraquara comemorando o título. Foto: Michael Oliveira/FPB

2021, 2022 e 2023! O SESI Araraquara conquista o tricampeonato seguido do Paulista de basquete feminino. Assim, mais uma edição que bate o Santo André no jogo final, nesta edição, por 64 a 58 no Ginásio Prudentão, em Itu. O atual campeão da LBF já projeta favoritismo para buscar o segundo título nacional com a vitória desta quarta-feira (13). Além disso, o Ituano venceu Campinas na disputa de terceiro lugar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Não foi fácil, mas o Araraquara superou o Santo André nos momentos finais da partida para levantar o terceiro troféu estadual seguido. O placar esteve sempre apertado e o Araraquara só abriu uma margem maior que dez pontos em um momento durante o segundo quarto. Dessa forma, o time do interior não conseguiu desgarrar do time do Grande ABC e teve a liderança ameaçada em alguns momentos.

No primeiro quarto, o SESI largou na frente e fez 21 a 12. Porém, a reação de Santo André veio imediatamente depois, no período seguinte, com 19 a 13. Na volta do intervalo, a equipe da Grande São Paulo não só continuou a reação, mas também virou com 19 a 15, terminando o terceiro quarto com um ponto de vantagem.

O que vale é liderar o último quarto

Então, foi a vez de Araraquara retomar a liderança e impor um ritmo mais forte no final, vencendo o quarto decisivo por 15 a 8. Santo André ainda buscou a ponta do marcador antes do time do interior abrir os seis pontos finais de diferença. A decisão teve tanto equilíbrio, que Araraquara fez a diferença nos rebotes, com 44 contra 33. Em estatísticas como aproveitamento de lances livres, assistências e roubos de bola, Santo André levou ligeira vantagem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Curiosamente, uma jogadora de cada lado anotou um duplo-duplo. Lays da Silva fez dez pontos e deu dez assistências pelo Santo André, enquanto Aline Moura fez dez pontos e pegou 16 rebotes para Araraquara, além de ser a MVP da competição. No entanto, as cestinhas da partida foram Tassia Carcavalli, do Santo André, e Vitória Marcelino, de Araraquara, com 16 pontos cada.

Por fim, na partida que antecedeu a grande final, o Ituano venceu o Unimed Campinas por 79 a 71 para conquistar o bronze.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete