O Brasil perdeu para os Estados Unidos por 60 a 30, na noite desta quinta-feira (23), na semifinal do torneio feminino do basquete em cadeira de rodas no Parapan de Santiago-2023. Com isso, a equipe não conseguiu vaga para Paris-2024, mas lutará pela medalha de bronze e por um lugar no Torneio Pré-Paralímpico Final, que acontecerá no ano que vem.
+ Tabela do basquete em cadeira de rodas no Parapan
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Vindo de duas vitórias e uma derrota na primeira fase, o Brasil chegou na semifinal após ser o segundo melhor colocado de seu grupo. Enquanto isso, os Estados Unidos tivera uma campanha de três triunfos em três jogos, sendo os líderes de sua chave. Dessa forma, as norte-americanas tinham certo favoritismo para a partida, também por conta da tradição na modalidade.
Durante a partida, os Estados Unidos foram dominantes e estiveram a frente do placar desde o primeiro período. O Brasil até trocou pontos no quarto inicial, mas depois não conseguiu furar a defesa ianque. Assim, o time pontuou pouco e sofreu muitos pontos. O jogo foi para o intervalo com 32 a 19 de frente para os EUA e terminou com placar de 60 a 30.
Rose Hollermann foi a cestinha da partida, com 16 pontos, seguida por Rebecca Murray, com 12, e por Ixhelt Gonzalez, com dez. No Brasil, Paola Klokler e Vileide Almeida anotaram oito pontos cada, enquanto Oara Assunção fez cinco. Paola ainda pegou dez rebotes e teve um aproveitamento de 50% nos arremessos de quadra.
Com a derrota, o Brasil foi encaminhado para a disputa de terceiro lugar, onde enfrentará a Argentina, nesta quinta-feira (24), às 16h30 (horário de Brasília). O vencedor garantirá, além da medalha, um lugar no Torneio de Qualificação Paralímpica para Paris-2024. Os Estados Unidos duelarão contra o Canadá na final pela vaga paralímpica.
Brasil é 5º no masculino
Já a seleção masculina do Brasil ficou em quinto lugar no basquete em cadeira de rodas no Parapan de Santiago. Depois de uma campanha de uma vitória e três derrotas no torneio “principal”, a equipe derrotou a Venezuela por 79 a 38 nesta quinta-feira.