O Brasil derrotou o Chile por 83 a 45 nesta segunda-feira (20) e conquistou a medalha de bronze no Sul-Americano sub-17 de basquete masculino, em Valledupar, na Colômbia. É a 24ª vez que o país vai ao pódio na competição. Além da medalha, a seleção brasileira também garantiu vaga na AmeriCup sub-18, que acontecerá no ano que vem.
+ Tabela do Sul-Americano sub-17 de basquete masculino
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
Depois de perder na semifinal para a Venezuela, o Brasil juntou forças para a disputa pelo terceiro lugar. E não teve maiores dificuldades para superar o Chile, assim como havia acontecido na fase de grupos, quando as duas equipes se enfrentaram. O Brasil fez uma partida dominante e liderou o placar de ponta a ponta, ganhando todos os quartos.
Jonathan Moreira foi o cestinha da equipe, com 23 pontos marcados. Outro que teve atuação destacável foi Enrico Borio, que marcou 21 pontos e pegou 11 rebotes, tendo aproveitamento de 58,3% nos arremessos de quadra. Pelo lado chileno, Matias Reyes anotou 11 pontos.
Com o triunfo, o Brasil conquistou a medalha de bronze na competição. A seleção comandada por Demétrius Ferraciú teve uma campanha de quatro vitórias e uma derrota. Com o desempenho, garantiu vaga na AmeriCup sub-18, que acontecerá no ano que vem.
Esta foi a 24ª medalha do Brasil em Sul-Americanos sub-17 de basquete masculino, tendo assim nove ouros, nove pratas e seis bronzes. O país está atrás somente da Argentina no quadro histórico de medalhas. Los hermanos, que estão na final em Valledupar, têm 25 medalhas, com 14 ouros.