Tem brazuca em ação na NBA! Depois de muita expectativa, o brasileiro Gui Santos fez sua estreia com a camisa do Golden State Warriors em uma partida da NBA na madrugada desta sexta-feira (17). Ele jogou por quase quatro minutos na derrota de sua equipe para o Oklahoma City Thunder por 128 a 109, em partida realizada no Chase Center, em San Francisco, e marcou dois pontos. Aos 21 anos, Gui tornou-se o 19º brasileiro a atuar na principal liga de basquete do planeta.
- Lucas Koo avança na Copa do Mundo Júnior na Itália
- Brasil avança à semifinal do Sul-Americano Sub-15 Feminino
- Leonardo Iizuka confirma favoritismo e avança na Hungria
- Líbero brasileiro perde jogo e chance de liderança na Polônia
- Britto e Heide vencem duelo brasileiro e vão à final em Lima
Gui Santos entrou em quadra nos minutos finais da partida, quando o Oklahoma City Thunder já tinha 19 pontos de vantagem. Ele foi bem participativo durante os 3min52s em que atuou, uma vez que conseguiu um bloqueio, dois pontos e três assistências. Seus dois pontos vieram de uma bandeja em que ele se movimentou por trás da defesa e recebeu um belo passe de Brandin Podziemski, que também faz sua primeira temporada na liga.
Brandin no-look dime to Gui 👀 pic.twitter.com/fzXolamfWF
— Warriors on NBCS (@NBCSWarriors) November 17, 2023
O brasileiro ainda arremessou uma bola de três, que não deu aro, e falhou em uma tentativa de segunda chance após pegar um rebote ofensivo. No total, Gui deu três chutes e converteu um, em um aproveitamento de 33,3%. De seus três rebotes, dois foram ofensivos e um defensivo. A marca fez com que ele fosse o terceiro maior reboteiro ofensivo de sua equipe na partida, atrás de Kevon Looney, com sete, e Andrew Wiggins, com quatro.
Mais sobre Gui
Natural de Brasília, Gui Santos começou sua carreira no Minas Tênis Clube, onde se destacou no NBB. Ele se inscreveu no Draft da NBA de 2022 e foi selecionado pelo Golden State Warriors como a 55ª escolha na ocasião. O brasileiro chegou a jogar a Summer League, mas jogou o restante da temporada pelo Santa Cruz Warriors, na G League. Após se destacar na liga de desenvolvimento, Gui assinou um contrato de três anos com o Golden State, iniciando a partir da temporada 2023-24.
Heptacampeão da NBA, o Warriors acumula seis vitórias e seis derrotas na atual temporada, resultando assim em um aproveitamento de 50%. A equipe vem de quatro resultados negativos seguidos e aparece em sétimo lugar na classificação da Conferência Oeste. Por fim, vale destacar que o próximo compromisso do GSW será no sábado (18), às 22h30, outra vez contra o Oklahoma City Thunder.