Jogando em casa, Paulistano não toma conhecimento do Vasco, vence por 102 a 59, chega na 20ª vitória seguida no NBB e mantém a liderança
Depois de vencer o Botafogo por 48 pontos de diferença na última quinta-feira (112 a 64), o Paulistano aplicou mais uma vitória para lá de expressiva no NBB. Desta vez, a vítima dos líderes do campeonato foi o Vasco da Gama, que não resistiu ao forte ritmo da equipe alvirrubra e foi superado por largos 102 a 59, neste sábado, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo.
Com o resultado positivo, o Paulistano se tornou o primeiro time na história do NBB a fechar uma fase de classificação com 100% de aproveitamento como mandante. Foram 14 partidas, com 14 vitórias para os comandados do técnico Gustavo De Conti. Vale lembrar que a derrota sofrida para o Bauru na abertura da competição (72 a 71) foi realizada no Ginásio Antonio Prado Jr, mas era de mando dos bauruenses.
A equipe da capital paulista atingiu a marca de 20 vitórias consecutivas e igualou a terceira maior sequência da história do NBB, que pertence ao Flamengo na temporada 2012/2013. As duas maiores são do Flamengo na edição 2008/2009 (24 vitórias seguidas) e Bauru em 2014/2015 (26 vitórias seguidas).
O Paulistano segue nadando de braçadas na liderança da atual temporada do NBB e agora tem campanha de 22 vitórias em 25 partidas (88% de aproveitamento). Enquanto isso, o Vasco da Gama teve sua sequência de três triunfos seguidos quebrada e caiu da décima para a 11ª colocação, com dez êxitos em 24 oportunidades (43,5% de aproveitamento).
A principal característica do Paulistano foi colocada em prática e não deu a mínima chance ao Vasco: a “correria”. Com um jogo de transição extremamente veloz, a equipe do técnico Gustavo De Conti imprimiu um ritmo alucinante e sufocou o clube de São Januário durante os 40 minutos de partida. Assim, a vantagem alvirrubra foi aumentando gradativamente e chegou a ser de 47 pontos (98 a 51) no último quarto.
O jogo coletivo prevaleceu novamente para a equipe do técnico Gustavo De Conti, que teve nada menos que sete atletas pontuando em dígitos duplos. O destaque ficou por conta da “dupla dinâmica” Lucas Dias, com 17 pontos (7/11 nos arremessos de quadra) e nove rebotes (25 de eficiência), e Yago Mateus, que em apenas oito minutos registrou 14 pontos (3/4 nos arremessos de quadra), com direito a um crossover desconcertante para cima de Alexei, do Vasco.