A final do Campeonato Paulista de basquete masculino poderia ser uma reedição da última final do NBB, em que Franca venceu o São Paulo. No entanto, as duas equipe sofreram eliminações nesta segunda-feira (16) em Rio Claro, no Final Four da competição. Assim, o Paulistano bateu o time do interior e o Corinthians levou a melhor no clássico da capital. Os vencedores decidem o campeão na quarta-feira, mas antes, assistem a decisão de terceiro lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Na rodada dupla de semifinal do Campeonato estadual, não dá para dizer que não teve emoção e foi domínio de uma equipe sobre a outra nas duas partidas. O SESI Franca teve a melhor campanha na primeira fase, com sete vitórias e um revés, enquanto o São Paulo ficou em segundo com cinco triunfos e três derrotas. Porém, nem Paulistano, que foi o quarto, muito menos o Corinthians, que foi o sexto se importaram com o favoritismo do outro lado da quadra. As duas partidas ocorreram no ginásio Felipe Karan, em Rio Claro, mesmo local das decisões.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Quebrando a banca
Na primeira partida do dia, o Paulistano segurou o time campeão intercontinental do Franca, mesmo com menos rebotes (26 a 33) e assistências (13 a 16) do que o adversário. Desse modo, o único momento que o Franca esteve na frente do placar foi por segundos ainda no primeiro quarto. Contudo, a equipe da capital terminou a parcial com 22 a 14.
O Franca descontou no quarto seguinte com 24 a 19, além disso, esteve a um ponto de diferença antes do intervalo. Todavia, uma terceira parcial baixa tecnicamente para os dois lados fez o Paulistano vitorioso com 14 a 6, ampliando a margem. Curiosamente, o Franca manteve o apagão do terceiro quatro até metade do último tempo, perdendo por 19 pontos, mas recuperou-se no final, marcando 33 a 29. Não foi suficiente para virar a partida.
O jogo coletivo do Paulistano funcionou com quatro jogadores anotando mais de dez pontos. Nem o cestinha David Jackson, com 23 pontos, evitou a derrota de Franca por 84 a 77.
Majestoso
Em seguida, no clássico Majestoso, muitas alternâncias na liderança marcaram o duelo. O São Paulo saiu na frente, no entanto, o Corinthians abriu 12 pontos de frente antes de fechar o primeiro quarto em 21 a 16. O Tricolor empatou em dois momentos da segunda parcial. Logo após, o Timão tornou a abrir, com a vitória por 25 a 20.
Não só o São Paulo ensaiou uma nova reação, mas também tomou a liderança de volta em três momentos da parcial seguinte ao intervalo. Mesmo assim, o Corinthians terminou em vantagem, apesar do placar devolvido de 25 a 20 para o Tricolor. Por fim, o Timão impôs um ritmo forte no final para levar o quarto em 21 a 17 e a batalha por 87 a 78. Rafael Hettscheimeir foi o destaque da partida para o Corinthians, liderando em número de pontos (25) e em rebotes (5).
Desse modo, Franca e São Paulo se enfrentam às 17h30 da quarta-feira para saber o terceiro lugar. Depois, a decisão entre Paulistano e Corinthians ocorre às 20h do mesmo dia.