A seleção brasileira de basquete feminina foi convocada nesta quinta-feira (14) para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerão entre 25 de outubro e 4 de novembro. Sob o comando de João Camargo, que faz parte da comissão técnica permanente do Brasil, a equipe vai em busca do bicampeonato da competição, após o ouro em Lima-2019. A lista tem 12 jogadoras atuando em território nacional.
- João Fonseca no Next Gen ATP Finals: horário e onde assistir
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo, mas Shanghai perde
- Brasil terá quatro eventos do Circuito Mundial de em 2025
- Isa Abreu abdica de competições para montar pista de obstáculos
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
“Muito feliz, agradecido e orgulhoso pela oportunidade de dirigir a seleção brasileira numa competição tão importante quanto os Jogos Pan-Americanos. Vamos dar sequência ao trabalho implementado pelo Neto e faremos nosso melhor na busca para manter o título de campeão desse torneio. Agradecer a CBB pela oportunidade”, disse Camargo, que terá como auxiliar Virgil Lopez, que foi o treinador da seleção brasileira universitária nos Jogos de Chengdu.
Base nacional
A comissão técnica convocou 12 atletas para os treinos que começam em 13 de outubro, com viagem programada para o dia 20. Os Jogos Pan-Americanos não são uma competição “Data FIBA” – como foi a AmeriCup, em que o Brasil foi campeão, em julho -, por isso a convocação conta com atletas que atuam no basquete nacional. Isto porque os clubes de fora do país não têm a obrigação de liberar as jogadoras.
Das 12 atletas, três estiveram com o time que foi medalhista de ouro em Lima-2019, encerrando um jejum de 28 anos sem conquistas. Trata-se da experiente pivô Érika de Souza, que teve passagens pela WNBA e foi vice-campeã da LBF com o Sampaio Corrêa no começo do mês, da pivô Aline Moura e da armadora Débora Costa, ambas campeãs brasileiras com o Sesi Araraquara. Além disso, há outras duas atletas da equipe paulista, que domina a lista de convocadas.
Além do Brasil, participarão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 no basquete feminino: Argentina, Colômbia, Chile, Cuba, México, Porto Rico e, por fim, Venezuela. Canadá e Estados Unidos também estavam classificados, mas abdicaram de enviar equipes para a competição. Haverá dois grupos de quatro equipes cada, em que as duas melhores de cada chave avançam assim às semifinais. Dessa forma, o sorteio das chaves acontecerá na próxima semana, em 22 de setembro.
Convocação da seleção brasileira de basquete feminino para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023:
Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Maria Albiero – Ituano
Ana Beatriz Oliveira – Unimed/Campinas
Alas
Carina dos Santos – Unimed/Campinas
Gabriella Soares – SESI/Araraquara
Leila Zabani – Ituano
Emanuely de Oliveira – SESI/Araraquara
Pivôs
Vanessa Sassá – Santo André
Aline Moura – SESI/Araraquara
Licinara Bispo – Unimed/Campinas
Érika de Souza
Mariana Dias – Ituano