Siga o OTD

Basquete

Brasil entra no top-10 do ranking mundial de basquete feminino

Seleção brasileira de basquete feminino sobe para o oitavo lugar do ranking mundial da FIBA

Jogadoras do Brasil erguem taça e comemoram título da AmeriCup de basquete feminino, que fez o país subir no ranking mundial da FIBA
(Foto: FIBA)

O Brasil ganhou sete posições no ranking mundial de basquete feminino após o título da AmeriCup, em julho. O país entrou no top-10 da classificação, que teve sua atualização divulgada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) nesta quarta-feira (13), e agora aparece em oitavo lugar, com 612.6 pontos.

Comandada por José Neto, a seleção brasileira de basquete feminino foi campeã da AmeriCup, em julho, em León, no México. A equipe teve uma campanha invicta, com seis vitórias em seis jogos, e derrotou os Estados Unidos em duas oportunidades, incluindo na final. Com o grande desempenho, o Brasil somou importantes no ranking mundial.

O país aparecia em 15º lugar na classificação da FIBA antes da competição, sendo o quarto melhor do continente. Agora, está no top-10, em oitavo lugar, representando a terceira melhor equipe das Américas. Os Estados Unidos são os líderes, com 834.6 pontos, seguido pela China, com 687.1 Por fim, completa o top-3 a Austrália, com 668.3. A Bélgica está em quarto lugar (662.1), enquanto o Canadá é o quinto (655.4).

“Quero parabenizar atletas e comissão técnica, liderada pelo José Neto dentro de quadra e pela nossa diretora Roseli Gustavo fora dela. Essa subida importante no ranking mundial é prova material do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. E não vamos parar por aqui. O basquete feminino brasileiro é gigante e seguirá recebendo o devido valor”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto Jr.

Assim como o time masculino, a seleção brasileira de basquete feminino disputará o Pré-Olímpico Mundial por um lugar nos Jogos de Paris 2024. O evento classificatório acontecerá no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2024, conforme anunciado pela FIBA na última semana. O Brasil não disputa a Olimpíada no basquete desde a Rio-2016.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete