O maior NBB de todos os tempos está muito próximo de começar. A Liga Nacional de Basquete divulgou a tabela parcial do primeiro turno do NBB 2023/2024. A abertura oficial da competição será no dia 21 de outubro mas haverá duas partidas sendo disputadas nos dia 13 e 15 do mesmo mês. Isso acontece no intuito de contribuir com a seleção brasileira que participará dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 e não prejudicar as cinco equipes do NBB que cederão seus atletas para representar o país no evento.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Apesar de viver um momento conturbado no cenário do basquete nacional, após a retirada da chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o NBB se “reforçou” para a temporada 2023/2024. A liga contará com 19 equipes, um recorde da competição, superando os 18 times da temporada 2012/2013. Serão oito estados representados, com destaques para os retornos dos tradicionais Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama.
Corinthians, Minas Tênis Clube, Flamengo, Pinheiros e Sesi Franca estarão envolvidas com a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerão entre 20 de outubro e 5 de novembro. Isto porque essas equipes cederão seus jogadores e membros da comissão técnica para compor a seleção brasileira que disputará o evento continental. Assim, buscando minimizar o prejuízo dos clubes, dois jogos ocorrerão de forma antecipada.
O Flamengo enfrentará o Minas em 13 de outubro, às 20h, naquele que será o primeiro jogo do NBB. Em seguida, em 15 de outubro, o Rubro-Negro enfrentará o Pato Basquete, às 17h. Ambos os jogos estão marcados para o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O duelo que marca o “pulo bola” oficial do NBB será entre Sesi Franca e São Paulo, numa reedição da final da última temporada, em 21 de outubro, às 18h, no ginásio Pedrocão, em São Paulo (SP).
Sistema de disputa
A primeira parte da tabela conta com jogos até o dia 4 de dezembro. As 19 equipes se enfrentarão em turno e returno, sendo que os 16 primeiros colocados avançam para os playoffs. As oitavas de final serão disputadas em melhor de três jogos. A partir das quartas, as séries ocorrem em melhor de cinco partidas. Conheceremos o campeão do NBB 2023/2024 em junho de 2024. A LNB divulgará a tabela completa da competição após posicionamento oficial da FIBA quanto à participação dos clubes brasileiros na Champions League das Américas.