O Brasil não teve vida fácil no último duelo do grupo G da primeira fase da Copa do Mundo de basquete masculino. A equipe comandada por Gustavo de Conti encontrou dificuldades contra a Costa do Marfim, mas conseguiu a vitória por 89 a 77, em partida disputada em Jacarta, na Indonésia, na manhã desta quarta-feira (30). Dessa forma, a seleção se classificou para a segunda fase da competição.
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
+ SAIBA TUDO DA BOLA LARANJA NO LIVE BASKETBALL BR
Mesmo se ausentando da quadra na maior parte do terceiro período, por conta de uma lesão no joelho, Yago foi o principal nome da seleção no jogo contra o time africano. O armador teve 24 pontos e 12 assistências. Tim Soares adicionou 15. Pelo lado marfinense, Cédric Bah fez um duplo-duplo, com 13 pontos e 13 rebotes.
A segunda fase do Mundial ainda é disputada em formato de grupos. Os dois primeiros colocados do grupo G, que foram Brasil e Espanha, juntam-se aos dois primeiros colocados do grupo H, Canadá e Espanha, para formar o grupo L. Os resultados da primeira fase se acumulam e, por isso, o Brasil já tem duas vitórias e uma derrota.
Dessa forma, a seleção verde-amarela não enfrentará a Espanha outra vez na competição, tendo Canadá e Letônia como adversários. O Brasil vai encarar o invicto Canadá na sexta-feira (1º), às 10h30 (horário de Brasília), em um confronto direto na briga pela vaga olímpica – os dois melhores times das Américas no Mundial vão aos Jogos de Paris 2024.
Os dois primeiros colocados da chave avançam às quartas de final. Para conseguir se classificar, o Brasil precisará vencer os dois jogos ou pelo menos um e torcer por uma grande combinação de resultados.
Como foi o jogo
Após a derrota para a Espanha, se esperava um Brasil focado. No entanto, quem começou melhor foi a Costa do Marfim. Aproveitando a defesa brasileira irregular, os marfinenses venceram o primeiro quarto por 25 a 23.
Yago decidiu por conta própria fazer o Brasil reagir. O armador do Estrela Vermelha, da Sérvia, teve cinco bolas de 3 pontos apenas no primeiro tempo e foi essencial na melhora brasileira. Com uma parcial de 27 a 21, a Seleção Brasileira foi para os vestiários vencendo por quatro (50 a 46).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Tudo melhorou para o Brasil no segundo tempo, pelo menos no começo. Com uma defesa muito mais forte e o ataque rodando a bola, a seleção abriu 15 pontos de vantagem. Após a saída de Yago, uma corrida de 8 a 0 dos marfinenses os recolocaram no jogo (70 a 65). O Brasil sofreu até o fim da partida, mas conseguiu o resultado que bastava para a classificação. Triunfo por 89 a 77.
Yago sente lesão, mas retorna
Principal jogador brasileiro na Copa do Mundo de basquete junto com Bruno Caboclo e com ótima atuação contra a Costa do Marfim, Yago deixou o duelo na metade do terceiro quarto. Ele sentiu uma lesão no joelho sozinho e ficou por alguns minutos sentado na quadra. No último período, ele retornou normalmente.