Após 20 dias de treinos, o Brasil faz o seu primeiro teste para a Copa do Mundo de basquete masculino nesta segunda-feira (14), às 4h30 (horário de Brasília). A equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti enfrentará o Sudão do Sul, na abertura do Boomers x World, em Melbourne, com transmissão ao vivo da ESPN.
- Rosamaria e Felipe Roque combinam 65 pontos no Japão
- Após dominar temporada no Brasil, Kalani Konig quer Los Angeles
- Isac faz cinco aces e Minas segue como vice-líder da Superliga
- Brasil tem derrota dupla para chineses no Mundial Junior
- Kalani Konig fecha STU com mais uma vitória
A partida amistosa é a primeira de uma série de cinco antes da estreia no Mundial contra o Irã, no dia 26 de agosto, em Jakarta, na Indonésia. Os jogos servirão também de observação para o grupo, que conta com 14 atletas. Para a Copa do Mundo, Gustavinho terá que reduzir o número para 12. Em Melbourne, o Brasil ainda encara a Austrália no dia 16 e a Venezuela no dia 17.
“É um momento bom para jogarmos, estamos felizes de entrar em quadra depois de tantos dias de treinos. Hora de vermos em que estágio estamos, o que podemos melhorar, entre outros”, citou o ala Vitor Benite.
O Sudão do Sul é uma das surpresas da próxima Copa do Mundo. Tem como técnico o ex-jogador da NBA, Luol Deng, que organizou a federação nacional e trouxe atletas com experiência na NBA como Wenyen Gabriel, Marial Shayok, Nuni Omot e Carlik Jones.
Depois do torneio em Melbourne, o Brasil vai para Shenzhen, na China, onde joga nos dias 20 e 21 a Solidarity Cup, contra Itália e Sérvia. Aí então ruma para Jakarta para a Copa do Mundo.
Copa do Mundo de basquete masculino
O Brasil está no Grupo G do Mundial de basquete masculino, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.
A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.
Convocados
ARMADORES
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Fenerbahce-TUR
ALAS/ARMADORES
Georginho – SESI Franca
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP
ALAS
Gui Santos – Golden State Warriors-EUA
Leo Meindl – Tokyo-JPN
Didi Louzada – Flamengo
ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú – Flamengo
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN
PIVÔS
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP
*Da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)