O Brasil perdeu para a República Tcheca por 69 a 67, na manhã deste domingo (6), e ficou com a medalha de prata na disputa do basquete masculino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. A equipe comandada por Fernando Pereira chegou a estar a frente do placar na reta final do jogo, mas sofreu a derrota nos segundos finais, em um lotado Fenghuangshan Sports Park Gymnasium.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Contando com uma forte equipe sub-26, o Brasil vinha de uma campanha perfeita nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu até chegar na final. Foram cinco vitórias em cinco jogos, incluindo adversários tradicionais no basquete, como Lituânia e China na fase de grupos e Estados Unidos na final.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
Desta vez, no entanto, o Brasil não conseguiu levar a melhor e acabou derrotado pela República Tcheca. Com um quinteto inicial de Zú Júnior, Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão, o Brasil começou melhor na partida, mas logo a República Tcheca equilibrou as ações. O primeiro tempo terminou empatado em 34 a 34.
A tônica seguiu no terceiro período, com os europeus abrindo frente em 51 a 50. O Brasil começou melhor no último quarto e chegou a abrir 61 a 57 de vantagem na metade final da parcial. No entanto, tomou a virada no clutch time. O Brasil teve a última posse de bola da partida, já com 69 a 67 contra, a nove segundos do fim, mas Zu desperdiçou um arremesso de três pontos.
Zu, aliás, foi o maior pontuador do Brasil na partida, com 17 pontos. Ele ainda pegou sete rebotes e deu cinco assistências. Caio anotou 14 pontos, enquanto Victão fez 12 – ele ainda pegou dez rebotes e anotou um duplo-duplo. Pela República Tcheca, Jan Zidek marcou 24 pontos e pegou nove rebotes.
Brasil em Chengdu
Esta foi a 11ª medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Agora, o país acumula cinco pratas e seis bronzes. Considerando todas as edições de Universíades, foi a quinta medalha do Brasil no basquete masculino, a primeira de prata. O país soma, agora, um ouro, uma prata e três bronzes.
Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu deveriam acontecer em 2021, mas estão acontecendo com dois anos de atraso por conta da pandemia de COVID-19. O evento reúne atletas com idade entre 18 e 27 anos, em 18 modalidades, e acabará na terça-feira (8). No caso do basquete masculino, o Brasil conta com uma equipe sub-26, em que 11 dos 12 jogadores foram destaques na última temporada do NBB.