Sampaio Basquete e Unimed Campinas reeditaram a final da última LBF (Liga de Basquete Feminino) nesta quinta-feira (3). O duelo marcou a abertura da série válida pelas semifinais da temporada de 2023. Jogando no interior paulista, as campineiras fizeram o dever de casa ao bater as atuais campeãs por 79 a 68. Dessa forma, precisam triunfar novamente no Maranhão para se classificar para a final.
O destaque da partida ficou com Licinara Rodrigues. A camisa 14 do Campinas dominou o garrafão e anotou um duplo-duplo com 23 pontos e 14 rebotes, sendo a cestinha do confronto. Além disso, Cacá Martins também brilhou no jogo anotando um duplo-duplo com 12 pontos e 12 assistências. Assim como Iza Sangalli, que fez 13 pontos e pegou 13 rebotes.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
O jogo 2 da semifinal da LBF entre Sampaio Basquete e Unimed Campinas acontece na próxima segunda-feira (7). Dessa vez, o duelo acontece em São Luís, no Maranhão. Em caso de necessidade de uma terceira partida, ela acontece no dia nove, novamente nos domínios do Tubarão.
O jogo
O início da partida pareceu equilibrado. O Sampaio conseguiu ficar na frente do placar durante parte do primeiro quarto, mas logo se viu pressionado pela marcação do Campinas e errou vários arremessos. Por outro lado, as donas da casa ajustaram a pontaria e assumiram a dianteira para terminar a parcial com 21 a 18.
No segundo quarto, o Sampaio ensaiou uma reação e chegou a empatar o confronto em 23 a 23. Contudo, o Campinas recuperou o ritmo da parcial anterior e logo colocou a diferença na casa dos dois dígitos antes do intervalo, 39 a 26. Nas estatísticas, as campineiras tiveram 50% de aproveitamento nos arremessos simples no primeiro tempo, enquanto o Tubarão ficou com apenas 33%.
O Sampaio voltou com tudo dos vestiários. As atuais campeãs ajustaram os arremessos e converteram três bolas triplas na parcial. Além disso, o Tubarão contou com vários turnovers ofensivos do Campinas, assim como um afrouxamento da marcação se comparado ao primeiro tempo. As maranhenses chegaram a virar, mas o terceiro quarto terminou em 53 a 53.
As coisas pareciam caminhar para uma virada do Tubarão. Porém, o Campinas acordou no último quarto. Com uma boa reta final de Cacá Martins e Licinara, as donas da casa dominaram os rebotes defensivos e arremessos no garrafão para retomar a vantagem e vencer a partida por 79 a 68.