8 5
Siga o OTD

Basquete

Brasil sofre derrota inédita para o Japão no Mundial Sub-19

Brasil perdeu a segunda partida seguida no Mundial Feminino Sub-19 e tem sua situação complicada para a continuação no campeonato

Na imagem, jogadora japonesa arremessando no meio da defesa do Brasil.
Jogadora japonesa arremessando no meio da defesa do Brasil. Foto: FIBA

A princípio, a história do confronto Brasil e Japão no Mundial de Basquete Feminino Sub-19 é favorável à Seleção brasileira. No entanto, como retrospecto não entra em quadra e nem são as mesmas jogadoras, o resultado deste domingo (16) mudou a perspectiva do embate. A seleção asiática venceu pela segunda rodada do grupo C, na Espanha, por 77 a 58. Assim, essa foi a primeira derrota do time verde e amarelo em quatro duelos na competição e o segundo revés seguido na atual edição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No próximo dia 22, completará dez anos da última vez que as equipes sub-19 se enfrentaram. Naquele encontro o Brasil estipulou uma invencibilidade de três jogos desde o primeiro embate em 1993. Contudo, nem a experiência da técnica Adrianinha foi suficiente para relembrar esses tempos vitoriosos da seleção.

+ Tabela do Mundial sub-19 de basquete feminino

Nos novos tempos, o Japão foi superior nos quatro quartos da partida e acumulou sua segunda vitória na competição. Por outro lado, o time brasileiro já tinha a derrota para a Lituânia e precisa se recuperar contra a Itália na terça-feira para não ser o último do grupo. Caso não vença, pegará a primeira equipe do grupo D no chaveamento das oitavas, que deverá ser o Canadá.

O jogo

O Brasil chegou a liderar o placar em alguns minutos no meio do primeiro quarto. Porém, o número de turnovers cedido pelas brasileiras somado ao jogo coletivo de assistências das japonesas foram determinantes para o placar. Foram 19 reversões que o ataque brasileiro forneceu contra 12 das nipônicas. Enquanto as adversárias deram 24 assistências, o Brasil promoveu somente 15.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mesmo assim, no primeiro quarto, apenas um ponto de vantagem para as asiáticas, 17 a 16. Todavia, a diferença foi aumentando gradativamente. Na segunda parcial, 18 a 9 e dez pontos de vantagem na saída para o intervalo. A volta não foi diferente, com o Japão anotando 22 pontos contra 18 do Brasil. Por fim, na parcial decisiva, 20 a 15, o que garantiu 19 pontos de margem.

A boa notícia é que duas atletas saíram do banco para contribuir com 13 pontos cada, Taíssa Queiroz e Ana Beatriz Passos. Elas foram as cestinhas ao lado de três jogadoras japonesas.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete