A Seleção Brasileira Masculina faz deu o pontapé inicial da preparação para o Campeonato Mundial de Basquete 2023. Nesta quinta-feira (13), a comissão técnica liderada por Gustavo De Conti divulgou os 16 jogadores convocados para o período de treinos em São Paulo visando a competição. Raul Neto, o Raulzinho, é novidade entre os nomes que se apresentam no histórico Ginásio do Sírio no dia 27 deste mês.
Atualmente defendendo o Cleveland Cavaliers, Raul Neto ficou um tempo afastado da Seleção. O armador de 31 anos não participou das eliminatórias para o Mundial de Basquete. Além disso, não participou do vice-campeonato na AmeriCup do ano passado.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Um dos talentos precoces, Raulzinho frequenta a Seleção Brasileira desde 2010. Com a amarelinha, ele participou das Olimpíadas de 2012 e 2016, assim como do Mundial de Basquete em 2014. O armador pediu dispensa do pré-olímpico em 2021 e depois sofreu lesão no joelho no ano seguinte, o impedindo de disputar o torneio continental no Brasil.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A lista e a preparação
O Campeonato Mundial de Basquete 2023 vai começar no próximo dia 25 de agosto. Japão, Filipinas e Indonésia são os países sede do torneio. O período de treinos da Seleção se inicia em São Paulo e depois segue para a Austrália. Lá, joga entre 14 a 17 de agosto, no Boomers x World, em Melbourne, diante os donos da casa, Sudão do Sul e Venezuela. Em seguida, pega a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup na China (20 e 21).
“É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil. Alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. São nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo”, disse Gustavo De Conti, técnico do Brasil.
Confira a lista completa abaixo
Após os cinco amistosos, a equipe desembarca em Jacarta no dia 23 de agosto e faz sua estreia no Mundial três dias depois, contra o Irã, às 6h45. Além disso, completam o grupo G do Brasil, a Espanha e a Costa do Marfim. As partidas vão contar com transmissão da ESPN.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)