Siga o OTD

Basquete

Brasil define 12 atletas para a AmeriCup de basquete feminino

Com nove jogadoras que atuam em solo nacional e volta de Damiris, comissão técnica define atletas que disputarão AmeriCup

José Neto, treinador do Brasil na Americup de basquete feminino
(Foto: FIBA)

O Brasil está definido para a AmeriCup de basquete feminino, que começará no próximo final de semana, em León, no México. A comissão técnica da equipe anunciou nesta quarta-feira (28) as 12 atletas que disputarão a competição, a primeira parada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A estreia brasileira ocorrerá no sábado (1º), às 15h10, contra Cuba.

As jogadoras que atuam em clubes brasileiros dominam a lista de convocadas. Ao todo, nove das 12 atletas jogam em solo nacional, sendo que cinco delas atuam no Sampaio Basquete, atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF). Do Sesi Araraquara, líder da temporada regular da atual temporada, são três. Completa a lista Sassá, do Santo André.

Entre aquelas que atuam no exterior, destaque para Damiris Dantas, jogadora do Fuerza Régia, do México, que volta a disputar uma competição pela seleção brasileira após três anos e meio. A última vez que ela havia vestido a camisa amarelinha foi em fevereiro de 2020, quando participou do Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio-2020.

A AmeriCup

A seleção treinou em Araraquara, no interior de São Paulo, até esta quarta-feira, quando viaja para o México via aeroporto de Guarulhos. Bronze nas duas últimas edições da AmeriCup, o Brasil tenta o terceiro pódio consecutivo. A competição deste ano dará duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro para o Pré-Olímpico das Américas, um estágio anterior.

O Brasil está no grupo A da AmeriCup de basquete feminino, junto a Cuba, Venezuela, Argentina e Estados Unidos. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam e as quatro melhores avançam para as quartas de final. A fase inicial ocorrerá entre 1º e 5 de julho. As quartas começam no dia 7, com semifinais no dia 8 e a final, no dia 9.

Convocação da seleção brasileira de basquete feminino:

ARMADORAS
Débora Costa – SESI Araraquara
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Isabela Ramona – Samara (RUS)
Gabriella Soares – SESI Araraquara

ALAS
Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete
Emanuely de Oliveira – Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas – Fuerza Regia (MEX)
Vanessa Sassá – Santo André
Aline Moura – SESI Araraquara

PIVÔS
Erika de Souza – Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso – South Carolina (EUA)

TÉCNICO
José Neto

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete