A Seleção Brasileira feminina segue sua preparação para a AmeriCupW em Araraquara, no interior de São Paulo. Com embarque para o México marcado para o dia 28, o técnico José Neto ainda tem alguns dias de trabalho no Brasil. E no que depender da confiança do grupo, a equipe vai novamente brigar pelo pódio e, quem sabe, pelo título. A Ala-armadora Isabela Ramona, que joga na Rússia, falou sobre sua expectativa para a competição, que começa no dia 1º de julho, com estreia contra Cuba, às 15h10, ao vivo na ESPN.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“A expectativa é sempre a melhor, estamos treinando duro pra fazer um bom campeonato e superar os nossos resultados nas ultimas edições. O objetivo é chegar na final para facilitar a nossa ida pra Paris e após chegar a final obviamente tentar o ouro”, disse a jogadora.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Além disso, a temporada na Europa, segundo Ramona, ajuda demais nesse novo momento da carreira. “Acho que jogar num nível mais competitivo fez com que meu jogo evoluísse e eu estivesse mais preparada pra certas situações. Espero conseguir mostrar dentro da quadra essa evolução e ajudar o time a conquistar o objetivo”, citou a atleta.
Bronze nas duas última edições da AmeriCupW, em 2019 e 2021, o Brasil tenta o terceiro pódio seguido. Para Ramona, a pressão não existe, ainda mais com o torneio dando duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro para o Pré-Olímpico das Américas, um estágio anterior.
“Os treinos tem sido intensos e bem táticos. Acho que estamos fazendo uma ótima preparação. Eu prefiro encarar de forma positiva. Entendendo que tem a demanda mas que temos total capacidade de subir ao pódio novamente”, finalizou Ramona.
Sobre a AmeriCupW
Primeiramente, as cubanas serão as rivais na abertura da AmeriCupW, pelo grupo A. Na sequência, o Brasil pega a Venezuela, no dia 2, a Argentina, no dia 3, e os Estados Unidos, no dia 4 de julho, fechando a primeira fase do torneio. Nas duas últimas edições, o Brasil subiu ao pódio com o terceiro lugar.
Além da chave do Brasil, o torneio tem no grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. Assim, as quatro melhores avançam para as quartas de final (1A contra 4B, 2A contra 3B, 3A contra 2B e 4A contra 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.
O calendário terá a primeira rodada no dia 1 de julho. A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia 6 de julho. Por fim, as quartas de final serão no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete