Varejão e Leandrinho se enfrentaram pela primeira vez no NBB. Melhor para o pivô, que ajudou o Flamengo a bater o Franca com facilidade. A equipe paulista não se encontrou em quadra e acabou atropelada por 86 a 66, na Arena Carioca 1.
Uma das partida mais aguardadas do NBB, Flamengo e Franca colocou frente a frente dois dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, Anderson Varejão e Leandrinho. Amigos de infância, Varejão impôs a primeira derrota de Leandrinho com a camisa do Franca e confirmou a vice-liderança do NBB. A vitória por 86 a 66 ainda reverteu os 18 pontos do triunfo francano no 1º turno, dando vantagem aos flamenguistas no confronto direto.
+CONFIRA A TABELA DO NBB 2017/18
O jogo
O 1º quarto da partida, no entanto, não animou os torcedores na Arena Carioca 1. Apesar de ter Anderson Varejão como grande destaque em quadra,com 5 pontos e 6 rebotes, Leandrinho não entrou e tampouco parece ter entrado a equipe do Franca. O desempenho fraquíssimo do ataque francano fez com que a primeira parcial acabasse 18 a 6.
Se o Franca não havia conseguido jogar no começo, o ídolo flamenguista Marcelinho fez questão de que o jogo continuasse assim. O 2º quarto foi um atropelo do Flamengo. Na batuta do armador veterano, com 11 pontos, o time carioca ofuscou Leandrinho e aplicou bela parcial de 27 a 14. 40×23 no intervalo.
Duelo histórico, Varejão e Leandrinho se encontraram em quadra:
Encontro histórico nas quadras do #NBB!@VAREJAOANDERSON 🤜🏿🤛🏿 @TheBlurBarbosa#SempreNBB #SempreBasquete #SempreNovo pic.twitter.com/jxoJsIlz2R
— NBB CAIXA (@NBB) February 16, 2018
Voltando dos vestiários, o ritmo do Flamengo não mudou muito. O FlaBasquete se aproveitou da inexistência dos rebotes defensivos de Franca e ampliou, mesmo que por pouco, o massacre no Rio de Janeiro. 21×18 no período e 26 pontos de vantagem para os donos da casa, com apenas 10 minutos para serem jogados.
Chegando ao final do jogo, Olivinha confirmou seu duplo-duplo, com 15 pontos e 11 rebotes. O duelo já estava definido e pouco puderam fazer os jogadores de Franca. Marcelinho completou seu show, acertou sua 6ª bola de 3 pontos e acabou a partida com 20. De maneira melancólica para o Franca, os flamenguistas reverteram os 18 pontos de vantagem do primeiro jogo e em caso de duelo direto, vantagem do Mengão. 86 x 66.
Duelo Leandrinho x Varejão
Nessa amizade, que já dura anos, Varejão fez seu amigo ir dormir triste pela 1ª vez com a camisa do Franca. Leandrinho chega a sua 1ª derrota.
Pontos: Varejão 9 x 11 Leandrinho
Rebotes: Varejão 12 x 4 Leandrinho
Assistências: Varejão 2 x 1 Leandrinho
O Flamengo volta a jogar o NBB no dia 17 de fevereiro, quando recebe o Bauru em casa. O Franca tenta se recuperar após derrota contra o Minas, fora de casa, um dia depois.