A seleção brasileira sub-19 de basquete masculino foi convocada nesta terça-feira (23) para os treinos visando o Mundial da categoria, que ocorrerá em Debrecen, na Hungria, entre os dias 24 de junho a 2 de julho. O evento marca o retorno da equipe ao torneio após dez anos. O grupo, que conta com 15 atletas, foi vice-campeão da Copa América 2022.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Os treinos acontecem no Corinthians, em São Paulo, entre 1 a 15 de junho, quando o grupo viaja para a Europa. O Brasil está na Chave C do Mundial, ao lado de Sérvia, Japão e Egito. Ao todo, 16 países jogam o torneio, divididos em quatro grupos de quatro. Após jogarem entre si na primeira fase, todas avançam às oitavas de final, em que o primeiro de um grupo enfrenta o quarto e, assim, sucessivamente.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
“Caímos em um grupo que acredito que temos nível para classificar entre os dois primeiros. Pude acompanhar a Sérvia sub-18 no ano passado, quando estive na Turquia fazendo o curso europeu. Seleção muito técnica e fisicamente forte. Egito foi a campeã da África U18, estão fazendo um bom trabalho de desenvolvimento nos últimos anos depois que colocaram um técnico para a seleção adulta que esteve bastante tempo na NBA (Roy Rana). O melhor jogador está na NBA Academy da África e pude assisti-lo em Las Vegas jogando jogos de exibição. Japão não conheço muito, mas normalmente são seleções que buscam muito o arremesso de três pontos, e o basquete está em ascensão no país”, disse Vitor Galvani, técnico do Brasil.
Retorno à competição
O Brasil se garantiu na Copa do Mundo sub-18 de basquete masculino após ser vice-campeão do Campeonato das Américas sub-18 no ano passado, perdendo a final para os Estados Unidos. A participação na competição vale muito para o país, pois marca um retorno após dez anos de ausência. A última vez que o Brasil participou do Mundial da categoria foi em 2013, quando terminou em décimo lugar. A seleção foi vice-campeã da competição em 1979 e semifinalista em 1983 e em 2007.
Intercâmbio
Mantendo a estratégia de intercâmbio entre as gerações e categorias, assim como acontece na seleção adulta, os treinamentos contarão com cinco atletas convidados da categoria sub-17. Isto porque neste ano o Brasil irá disputar o Sul-Americano da idade.
Convocação da seleção brasileira sub-19 de basquete para o Mundial
ARMADORES
Gabriel Caldeira – São José dos Campos-SP
Vitor Brandão – Paulistano-SP
Richard Morina – Trento-ITA
Gabriel Landeira – Corinthians-SP
ALAS/ARMADORES
Reynan Camilo – SESI Franca-SP
Eduardo Klafke – NBA Academy-MEX
Lucas Atauri – Paulistano-SP
Kaique Pereira – Rio Claro-SP
ALAS
Samis Calderón – NBA Academy-MEX
Guilherme Tesch – IMG Academy-EUA
Breno Silva – NBA Academy-MEX
ALAS/PIVÔS
Leandro Inácio – Paulistano-SP
Victor Cauã – Pinheiros-SP
PIVÔS
Victor Hugo – SESI Franca-SP
Winicius Braga – Minas Tênis Clube-MG
Atletas convidados (sub-17)
Enrico Borio – North Broward Prep-EUA (ALA)
Luis Guiherme – Mogi das Cruzes-SP (ALA-ARMADOR)
Vinícius dos Santos – SESI Franca (ALA-ARMADOR)
Gustavo Guimarães – Riviera Prep-EUA (PIVÔ)
Gabriel Ferreira – NBA Academy-MEX (PIVÔ)