Nesta quarta-feira (10), foi realizado o sorteio da Americup de basquete feminino que acontece entre os dias 1º e 9 de julho em León, no México. A seleção brasileira, que levou a medalha de bronze nas últimas duas edições do torneio, caiu no grupo A da competição, ao lado de Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Cuba.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“A Americup é uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, porque tem os EUA, favorito para o título, e três das quatro equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na final do último Sul-Americano. Por fim, o grupo ainda tem, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”, analisou José Neto, técnico da seleção brasileira.
+ Corinthians assume liderança do Paulistão Feminino
+ Thaisa confirma retorno à seleção brasileira para VNL
+ Wanderson Oliveira e Wanderley Pereira vão ao pódio no Mundial de boxe
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Americup é disputada por dez equipes, divididas em dois grupos. O grupo B conta com Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Colômbia. As quatro primeiras equipes de cada chave avançam para as quartas de final.
Caminho para Paris
A Americup é o início da caminhada da seleção feminina de basquete do Brasil para Paris-2024. O torneio classifica as oito primeiras equipes para o pré-olímpico continental. Este último irá definir quais equipes do continente americano disputam uma vaga no Pré-Olímpico Mundial, que define os times que disputarão a próxima edição dos Jogos Olímpicos.
Além disso, a Americup também irá definir as equipes dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Os sete primeiros colocados se juntam ao Chile no evento que acontece em outubro deste ano. O Brasil é o atual campeão e, dessa forma, busca defender seu título em Santiago. Quatro anos atrás, em Lima, a seleção feminina de basquete, já comandada por José Neto, para enfim voltar a levar o ouro no Pan após 28 anos.