Espanha, Irã e Costa do Marfim. Esses são os três adversários do Brasil na primeira fase do Mundial de Basquete masculino 2023. O sorteio dos grupos aconteceu na manhã deste sábado (29) na cidade de Manila, nas Filipinas.
A Seleção Brasileira forma o grupo G com esses países e os enfrentará na cidade de Jacarta, na Indonésia. Caso avance para segunda fase, a equipe de Gustavo De Conti vai cruzar com as duas melhores equipes do grupo H, que tem Canadá, Letônia, França e Líbano.
- Botafogo lança medalhas para celebrar 130 de remo no clube
- Carol Meligeni é eliminada no quali do WTA 125 de Cáli
- Thiago Wild encerra temporada para operar hérnia inguinal
- Kauê Willy conquista medalha de bronze em Viña del Mar
- Bárbara e Carol chegam ao Rio na liderança do ranking mundial
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Nosso grupo é muito forte, com a Espanha, atual campeã, e dois países com o basquete em crescimento, a Costa do Marfim e o Irã. Além disso, numa hipotética segunda fase, temos o grupo com Letônia, Líbano, Canadá e França. Primeiro, o foco é na primeira fase, onde temos que nos concentrar, e trabalhar para avançar de fase. Pensar uma coisa de cada vez. Mas não temos que escolher. Estamos em um Mundial. Só os melhores times do mundo”, disse Gustavo De Conti.
O Mundial de Basquete masculino 2023 tem três sedes Japão, Filipinas e Indonésia. Com isso, nas primeiras e segundas fases, os grupos são dividos entre os três países. O torneio começa no dia 25 de agosto.
Grupos do Mundial
Ademais, os grupos do Mundial de basquete ficaram assim: Angola, Filipinas, República Dominicana e Itália – Grupo A. Sudão do Sul, China, Sérvia e Porto Rico – Grupo B. Estados Unidos, Grécia, Jordânia e Nova Zelândia – Grupo C. Egito, México, Lituânia e Montenegro – Grupo D. Alemanha, Austrália, Finlândia e Japão – Grupo E. Eslovênia, Georgia, Cabo Verde e Venezuela – Grupo F. Brasil, Espanha, Costa do Marfim e Irã – Grupo G. Canadá, Letônia, França e Líbano – Grupo H.
Formato de disputa e vaga em Paris 2024
Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas. Os dois melhores times avançam para a segunda fase. Além disso, eles carregam os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com outros dois classificados de outro grupo. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Dessa forma, ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.
Dessa forma, para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo de Basquete, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Ademais, pelo continente jogam Americano: EUA, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)