A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta sexta-feira (28) as próximas sedes das Copas do Mundo masculina e feminina da modalidade. As mulheres jogarão o próximo Mundial em Berlim, na Alemanha, em 2026, enquanto os homens disputarão a edição de 2027 em Doha, no Catar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A competição masculina seguirá com 32 seleções, com o mesmo formato de disputa que acontecerá no Mundial deste ano, enquanto a feminina terá o acréscimo de quatro países em relação à edição de 2022, voltando a ter 16 equipes. Essas decisões foram anunciadas após reunião do Central Board da FIBA, nas Filipinas, que receberá neste sábado (29) o sorteio da Copa do Mundo masculina de 2023.
- Brasil sofre no fim, mas ganha do Chile no Mundial
- Natalia e Jayin se aproximam do índice para o Mundial
- Ramon Menezes elogia fase da seleção brasileira sub-20
- São Paulo abre temporada mundial de paraesgrima
- Carol Meligeni estreia com vitória em outro W35 de Buenos Aires
Copa do Mundo Feminina
A Alemanha receberá a Copa do Mundo de basquete feminino pela segunda vez. A primeira aconteceu em 1998, quando os Estados Unidos foram campeões ao vencer a Rússia. Naquela ocasião, o Brasil terminou em quarto lugar, perdendo o bronze para a Austrália. A competição ocorrerá em duas arenas em Berlim, capital do país: Arena Berlin e Max-Schmeling Halle.
Voltando a ter 16 seleções, a Copa do Mundo de 2026 terá seu formato de qualificação por meio de torneios globais. Além disso, com a introdução dos novos Torneios de Pré-Qualificação, a serem disputados em 2024, há agora uma oportunidade maior para que ainda mais nações participem no caminho para Berlim. Na última edição, realizada na Austrália, no ano passado, 12 países participaram e os EUA foram campeões.
Copa do Mundo Masculina
Já a Copa do Mundo masculina de 2027 acontecerá em Doha, no Catar, pela primeira vez. Por outro lado, será a terceira vez seguida que a Ásia recebe o evento, após a edição de 2019 na China e a deste ano, que ocorrerá no Japão, Indonésia e Filipinas, entre agosto e setembro. Em 2027, todos jogos acontecerão em arenas já prontas, com deslocamentos máximos de 30 minutos entre cada um dos locais.
“O Conselho Central ficou impressionado com a apresentação feita pelo QBF. Gostaria de parabenizá-los em nome do Conselho pela qualidade do trabalho que já concluíram na elaboração desta proposta. Estamos muito feliz por poder conceder a Copa do Mundo de Basquete FIBA 2027 ao Catar”, disse Hamane Niang, presidente da FIBA.
A FIBA ainda não anunciou as datas para a disputa deste Mundial, mas vale lembrar que a FIFA alterou o período da Copa do Mundo de futebol masculino por conta do clima no Catar. Tradicionalmente, a competição acontece nos meses de junho e julho, mas aconteceu entre novembro e dezembro em 2022, porque os meses finais do ano oferecem condições de temperatura mais amenas.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)