O Sesi Franca é o novo campeão da Champions League das Américas de basqeute (BCLA). Neste sábado (15), a equipe do interior paulista derrotou o Flamengo por 88 a 79 em um Pedrocão lotado para ficar com o título. Essa foi, portanto, a 46ª vitória seguida da equipe que está invicta desde outubro de 2022.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Sesi Franca começou melhor na partida. Com uma grande atuação defensiva, a equipe abriu 12 pontos de vantagem duarante o primeiro quarto. A equipe manteve a liderança até o intervalo, vencendo o primeiro tempo por 49 a 38. Mas o jogo esquentou no terceiro quarto. O Flamengo arrumou a defesa, tirando Franca do garrafão e, assim, neutralizando parte do poderio ofensivo da equipe paulista.
Com destaque para a atuação de Gui Deodato, o Flamengo diminuiu a diferença para apenas três pontos no início do período final. Mas com uma sequência de bolas de três nos últimos minutos, o Sesi Franca confirmou a vitória e o título da Champions League América.
+ Bia Dizotti e João Gomes Júnior vão ao pódio na TYR Pro Swim Series
+ Babi Domingos é 8º lugar no individual geral em Tashkent
+ Yuri Mansur vence prova do Grand Prix de Miami Beach de hipismo
+ Zanetti e Nory brilham no primeiro dia de finais do Troféu Brasil
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Números do jogo
Os pontos do Sesi Franca foram bem distribuídos entre os principais atletas da equipe, mas Lucas Mariano foi o MVP da partida. Ele fez 16 pontos, assim como Georginho de Paula. Lucas Dias fez 15, enquanto Santiago Scala (13) e David Jackson (11) também chegaram nos dois dígitos. O cestinha da partida foi Guilherme Deodato, com 25 pontos anotados para o Flamengo.
Melhores da Champions
Além de ter sido eleito o melhor da final, Lucas Mariano ficou com o título de MVP da Champions League Américas de basquete masculino. Nos dois jogos do Final 4, o jogador teve média de 19,0 pontos, 7,5 rebotes e 2,5 acertos de três pontos por jogo.
Lucas Mariano não foi o único atleta do Sesi Franca que entrou para o time ideal da competição. Ele foi acompanhado pelos companheiros Lucas Dias e Georginho. Dias terminou o Final 4 com médias de 15,5 pontos, 12,0 rebotes, 2,0 assistências, 2,0 roubos de bola e 1,5 bloqueios por jogo, enquanto o armador teve média de 15,0 pontos, 5,5 assistências e 4,0 rebotes por jogo.
Martin Cuello, do Flamengo, com uma média de 18,5 pontos e 4,5 rebotes por jogo, além de 3 bolas de três por jogo, e Alexey Borges, do Minas, com 22,5 pontos, 5,5 assistências e 3,0 rebotes, completaram o time ideal da Champions League Américas.
Minas no pódio
O Pódio da competição foi 100% brasileiro. A medalha de bronze ficou com a equipe do 123 Minas que venceu o Quimsa, da Argentina por 94 a 81 na disputa do terceiro lugar. Este é, então, o terceiro pódio seguido do time mineiro que também levou o bronze nas últimas duas edições da BCLA. O destaque do jogo foi Alexey, com 20 pontos e 4 assistências.