8 5
Siga o OTD

Basquete

FIBA sorteia grupos do Mundial sub-19 de basquete feminino

Brasil cai no grupo C do Mundial sub-19 de basquete feminino, e jogará ao lado de Itália, Japão e Lituânia

Brasil sorteado no grupo do Mundial sub-19 de basquete feminino
Brasil foi campeão sul-americano sub-18 vencendo a Argentina na final (Foto: FIBA)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) sorteou nesta segunda-feira (27) os grupos do Mundial sub-19 feminino da modalidade, que acontecerá em Madrid, na Espanha, entre 15 e 23 de julho. O Brasil, campeão sul-americano sub-18 em 2022, caiu no grupo C, ao lado de Japão, Lituânia e Itália.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Um total de 16 equipes participam do Mundial sub-19 de basquete feminino. Elas estão divididas em quatro grupos de quatro na primeira fase. Seguindo o formato de disputa, todos os 16 times avançam para a segunda fase da competição, em um round de eliminação.
+ Bia Ferreira bate colombiana e se torna bicampeã mundial de boxe
+ Três recordes mundiais são quebrados no Circuito de Atletismo
+ Duda e Ana Patrícia são prata no Elite 16 de Tepic
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O grupo do Brasil cruza com o grupo D, que tem Egito, Canadá, China e República Tcheca, da seguinte forma: 1C x 4D (o primeiro colocado do grupo C enfrenta o quarto do grupo D), 2C x 3D, 3C x 2D e 4C x 1D. Assim, cada seleção jogará, no mínimo, quatro vezes ainda lutando pelo título da competição. Além disso, há disputas pelas posições intermediárias, que vão até o 16º lugar.

Histórico do Mundial

O Mundial sub-19 de basquete feminino é disputado desde 1985 e até aqui cinco países foram campeões. As últimas oito edições tiveram os Estados Unidos como vencedores. O melhor resultado do Brasil foi em 2011, quando conquistou o terceiro lugar. Na última edição, a seleção perdeu todos os seis jogos que fez. Dessa forma, terminou em 16º lugar na classificação geral.

Além do título sul-americano sub-18, o Brasil também ficou em quarto lugar na AmeriCup da categoria no ano passado. Sob nova direção, o basquete feminino brasileiro tem Roseli do Carmo como diretora, e a definição sobre o comando da Seleção Brasileira sub-19 feminina, além de toda a CT para o Mundial, acontece nos próximos dias.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Basquete