Vai ter Brasil no Draft da WNBA! A ala-pivô Stephanie Soares, de 22 anos, decidiu se inscrever no processo para entrar na principal liga de basquete feminino do planeta, que acontecerá em 8 de abril. Ela estava disputando o College por Iowa State e buscava mais um ano de elegibilidade no basquete universitário depois que se lesionou, mas teve pedido negado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Natural de São Paulo, Stephanie Soares teve praticamente toda a sua jornada no basquete feita nos Estados Unidos. Ela jogou quatro anos na The Master’s University, da NAIA, liga universitária de menor prestígio. Por lá, Stephanie sobrou e foi eleita duas vezes a melhor jogadora do ano da Divisão I da liga, em 2019-20 e 2021-22, além de ter recebido diversos outros prêmios individuais.
+ Bia Haddad e Thiago Monteiro avançam no Masters de Miami
+ Brasil segue em 9º lugar no ranking mundial de futebol feminino
+ Bia Ferreira vai à final do Mundial de boxe e Barbara Santos fica com o bronze
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A ala-pivô de 1,98m de altura chamou a atenção de muitos times da NCAA, a principal liga universitária norte-americana, e migrou para Iowa State no ano passado. Ela disputou 13 jogos pela equipe, tendo média de 14,4 pontos, 9,9 rebotes e 3,0 tocos por jogo. Além disso, marcou oito duplos-duplos e teve 54,4% de aproveitamento nos arremesos de quadra.
Lesão interrompe planos
A brasileira teve sua grande jornada interrompida em 8 janeiro deste ano, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em uma partida contra Oklahoma. Assim, ela ficou sem atuar pelo restante da temporada e não teve a oportunidade de disputar o March Madness, espécie de finais da temporada universitária.
Por ter 22 anos, este foi seu último ano no basquete universitário. Ela chegou a pedir um ano a mais de eligibilidade, mas não conseguiu. Por isso, decidiu acelerar seu processo de recuperação e vai se inscrever no Draft da WNBA, evento que seleciona as atletas para disputarem a liga profissional de basquete norte-americano.
“É decepcionante que meu tempo com o basquete feminino de Iowa State tenha chegado ao fim. Quero agradecer novamente aos meus companheiros de equipe, treinadores, médicos, equipe de treinamento atlético e torcedores de Iowa State por todo o apoio e palavras encorajadoras ao longo dos últimos meses”, disse Stephanie Soares em comunicado oficial.
Quando
O Draft da WNBA vai ocorrer em 10 de abril, em Nova York. Em caso de escolha, Stephanie se juntará a Damiris Dantas na lista de brasileiras na liga. Damiris está no basquete estadunidense desde 2014 e, atualmente, defende o Minnesota Lynx.
Além da longa jornada como atleta universitária, Stephanie Soares também acumula importantes passagens pela seleção brasileira de basquete feminino. Ela é figurinha carimbada nas convocações do técnico José Neto, sendo medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019 e campeã sul-americana no ano passado.