Neste sábado (15), o Franca foi até Buenos Aires-ARG e venceu o Universidad de Concepción, do Chile, por 83 a 76, pela Basketball Champions League Americas.
O primeiro quarto ficou marcado por muito equilíbrio entre ambas as equipes, que se revezaram na liderança e trocaram pontos durante toda a parcial. No final, graças a uma bola de três certeira do argentino Santiago Scala, o Franca começou vencendo por 21 a 19.
Logo depois, o clube paulista começou a engrenar na partida e conseguiu uma boa sequência de ataques. Assim, os brasileiros abriram vantagem no marcador e fecharam o segundo quarto com o placar de 45 a 32.
Depois do intervalo, o Universidad de Concepción voltou mais ligado e com um ritmo de jogo bem mais intenso. Essa postura fez com que os chilenos diminuíssem a distância para o Franca a cada minuto que passava. O resultado do terceiro foi de 25 a 14 a favor do Concepción, que levou o confronto para a parcial decisiva com o placar anotando 60 a 56 para os brasileiros.
Quando parecia que haveria uma virada no jogo, a equipe paulista teve calma e paciência para voltar a ter o controle da partida e sacramentar a sua vitória no último quarto. Assim, o placar final foi 83 a 76 para o Franca, que conquistou a sua terceira vitória em três confrontos da Champions League Americas.
O principal pontuador do time vencedor foi o ala-pivô Lucas Dias, que anotou 18 pontos, seis rebotes e duas assistências. Por outro lado, o destaque do Concepción foi o chileno Eugenio Bocaz, autor de 28 pontos e quatro assistências.
Minas joga na BCLA na segunda-feira
Na outra partida que rolou neste sábado (14), o Peñarol venceu o Instituto-ARG por 89 a 80, em jogo realizado no Ginásio do Tijuca Tênis Clube.
Sem muito tempo de descanso, o Franca joga novamente neste domingo, agora enfrentando o argentino Obras Sanitarias. Na próxima segunda-feira (16), o Minas volta as quadras na BCLA para enfrentar o Quimsa, também da Argentina.