O Lenovo Tenerife, equipe espanhola onde atua o brasileiro Marcelinho Huertas, perdeu para o Vilniaus Rytas, da Lituânia, nesta quarta-feira (21), pela Champions League de basquete masculino. O placar do jogo foi 85 a 78, com sete pontos e seis assistências de Huertas. No entanto, o time espanhol fechou a primeira fase em primeiro lugar do grupo e avançou à terceira fase diretamente.
+ Corinthians vence Bauru de virada no NBB
Como já estava previamente classificado, o jogo do encerramento da primeira fase pouco valeu para o Lenovo Tenerife. Ainda assim, a equipe se manteve na frente do placar durante praticamente todo o primeiro tempo, sofrendo a virada antes do intervalo. O Rytas passou a frente e controlou a partida no segundo tempo, vencendo por sete pontos e se classificando em segundo lugar do grupo.
O norte-americano Marcus Foster foi o cestinha da partida, com 21 pontos. Também do Rytas, o islandês Elvar Fridriksson anotou 19 pontos. Pelo Tenerife, Jaime Fernandez marcou 18 pontos e foi o único a ter dois dígitos de pontuação em sua equipe. Marcelinho Huertas começou no banco, mas contribuiu com sete pontos, um rebote e seis assistências.
Formato da competição
O Tenerife acumulou quatro vitórias e duas derrotas na primeira fase da Champions League de basquete masculino – antes do Rytas, havia perdido para o grego Peristeri BC. A equipe ficou em primeiro lugar da chave e, assim, avançou de forma direta à terceira fase da competição, evitando disputar o play-in da competição, que reúne os segundos e terceiros colocados de cada chave.
O Tenerife está no grupo L da terceira fase, ao lado do Bilbao Basket, também da Espanha. Os outros dois representantes virão do confronto entre o espanhol UCAM Murcia e o turco Pinas Karsiyaka e o português Benfica e o também turco Darussafaka. O play-in será realizado a partir de 03 de janeiro. A terceira fase começará em 24 de janeiro.
Times de Yago e Benite vencem
Pela Eurocup, outra competição continental de basquete masculino, dois brasileiros saíram vitoriosos. O espanhol Gran Canaria, de Vitor Benite, bateu o alemão Towers Hamburgo por 83 a 76, enquanto o alemão Ratlopharm Ulm, de Yago, derrotou o romeno Cluj-Napoca, de Leo Meindl, por 84 a 81.
Vitor Benite começou o jogo entre os titulares, atuou por 22 minutos, fez 12 pontos e pegou dois rebotes. Esta foi a sétima vitória do Gran Canaria na Eurocup. A equipe tem duas derrotas e aparece na segunda colocação do grupo B, atrás do Turk Telecom Ancara. A competição possui 20 equipes, divididas em dois grupos de dez. Após jogarem entre si em turno e returno, as oito melhores de cada chave avançam ao mata-mata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já no duelo entre as equipes com brasileiros, o Ratiopharm Ulm levou a melhor. Yago foi titular e atuou por 24 minutos, marcando seis pontos, pegando dois rebotes e dando três assistências. Pelo lado romeno, Leo Meindl marcou oito pontos, pegou sete rebotes e deu duas assistências. O time alemão tem agora cinco vitórias e quatro derrotas, estando em sexto lugar, enquanto o Cluj-Napoca tem três triunfos e seis revés, aparecendo em nono.