8 5
Siga o OTD

Basquete

Flamengo arrasa Peñarol e vence a primeira na BCLA

Flamengo se recupera de derrota na estreia e arrasa o Peñarol na Champions League das Américas

Rafael Hettsheimeir Flamengo Peñarol Champions League de basquete
(Foto: FIBA)

O Flamengo se recuperou da derrota sofrida na estreia e venceu o Peñarol por 94 a 67, nesta quarta-feira (14), pela Champions League das Américas de basquete masculino, em Montevidéu (URU). Em busca do bicampeonato, o time rubro-negro fez um jogo coletivo sólido para sair vitorioso. O argentino Jose Vildoza foi o cestinha com 18 pontos. As duas equipes voltam a se enfrentar em 13 de janeiro.

+ Tabela da Champions League das Américas de basquete

Após perder para o Instituto Córdoba, da Argentina, na estreia, o Flamengo conseguiu superar o mau resultado para vencer o Peñarol. A equipe entrou em quadra com uma postura intensa e foi dominante desde o início para conquistar o primeiro triunfo na BCLA. Com o resultado, deixou a situação do grupo C embolada, pois as três equipes que fazem parte dele conquistaram uma vitória nesta primeira janela da competição. Pelo saldo de cestas, o Flamengo aparece na liderança.

Como foi o jogo

Apesar do barulho da torcida no Palacio Peñarol, foi o Flamengo quem começou melhor na partida. Gui Deodato emplacou duas bolas de três seguidas no início e liderou o rubro-negro em uma dianteira no jogo. O Peñarol até se manteve na cola do placar na maior parte do tempo inicial, mas o Flamengo desgarrou no final do período e fechou a primeira parcial com vantagem de nove pontos, em 25 a 16.

Gui Deodato Flamengo Peñarol Champions League das Américas de basquete
Gui Deodato foi o nome do primeiro período, com nove pontos (Foto: FIBA)

Seguindo a tônica do período anterior, o Flamengo foi bem no segundo quarto. A equipe começou intensa e abriu ao longo da parcial, chegando a ter 16 pontos de frente (36 a 20). O Peñarol reagiu e diminuiu a diferença, mas na reta final o rubro-negro foi eficaz e foi para os vestiários com 49 a 34 na dianteira.

Foi no terceiro período que houve o ápice do domínio flamenguista. O Rubro-Negro voltou com tudo do intervalo e fez uma parcial espetacular. Com uma defesa bem postada e um ataque eficiente, a equipe chegou a abrir 29 pontos de frente, tendo 69 a 40. O último quarto serviu para o Mengo administrar a vantagem e confirmar a vitória em 94 a 67.

Luque Martinez Flamengo Peñarol Champions League das Américas de basquete
Luque Martinez foi o grande destaque da partida (Foto: FIBA)

Os argentinos brilharam na vitória do Flamengo pela BCLA. Jose Vidoza marcou 18 pontos, enquanto Luque Martinez anotou 17 pontos e pegou oito rebotes. Rafael Hettsheimeir chegou perto de um duplo-duplo, com 16 pontos e nove rebotes. Luque e Rafa, aliás, tiveram 75% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Pelo lado uruguaio, Charles Thomas anotou 12 pontos.

Situação na BCLA

Vale destacar que a BCLA é composta por 12 equipes, que estão divididas em quatro grupos de três. Os times jogam entre si em três janelas diferentes, em distintas localidades. Ao fim das nove rodadas, os dois melhores de cada chave avançam. A segunda janela da liga ocorrerá entre 13 e 18 de janeiro do próximo ano. O Flamengo jogará em casa, no Rio de Janeiro. A equipe voltará a enfrentar o Peñarol já no dia 13.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além do Flamengo, outras duas equipes brasileiras participam da Champions League das Américas de basquete. Nesta primeira janela, o saldo verde-amarelo foi positivo, com quatro vitórias e duas derrotas. O Franca foi o único invicto, batendo o Obras Sanitárias (ARG) e a Universidad de Concepción (CHI), no Chile. Já o Minas ganhou do Biguá (URU) e foi derrotado pelo Quimsa (ARG), também em Montevidéu.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Basquete