Em duelo de opostos na tabela, Bauru conta com cesta no fim para vencer Vasco, fora de casa, pela rodada do NBB 20117/2018
Emoção não faltou na noite desta quarta-feira na Arena Carioca 1. Em partida eletrizante do início ao fim, o Bauru Basket deu o bote certeiro no Vasco da Gama nos minutos finais, levou a melhor por 87 a 86, e conquistou seu quinto resultado positivo consecutivo na atual temporada do NBB.
Alex Garcia deu mais uma mostra de sua eficiência e por pouco não deixou a quadra com um triplo-duplo. Decisivo no triunfo bauruense, O capitão do Dragão registrou 13 pontos, sendo oito deles no último quarto, além de dez rebotes e oito assistências, números que fizeram dele o jogador mais eficiente da partida – ao lado de Giovannoni, do Vasco.
Além de Alex, os atuais campeões contaram com grandes contribuições do pivô Rafael Hettsheimeir, com 16 pontos, do armador norte-americano Kendall Anthony, autor de 15 pontos e quatro assistências, do ala Isaac, responsável por 13 pontos, e do ala/pivô Renan Lenz, que deixou a quadra com 12 pontos, todos eles marcados no primeiro tempo.
Com cinco vitórias seguidas, o Bauru permaneceu colado no G-4, com campanha de dez triunfos em 14 partidas (71,4% de aproveitamento). Do outro lado, o Vasco da Gama sofreu sua terceira derrota seguida e seguiu estacionado na 11ª colocação, mas agora com campanha idêntica a do 12º colocado Joinville/AABJ, que é de quatro êxitos em 14 oportunidades (28,6% de aproveitamento).
Se o Vasco saísse de quadra com a vitória, o herói da noite certamente seria Guilherme Giovannoni. Chamando a responsabilidade desde o início da partida, o ala/pivô registrou expressivos 27 pontos – seu recorde na temporada – com direito a um incrível aproveitamento nos arremessos de quadra (3/4 nas bolas de 3 e 6/7 nas bolas de 2). Além disso, o camisa 12 vascaíno completou sua grande noite apanhando dez rebotes (duplo-duplo) e totalizando 32 de eficiência.
Quem também registrou um duplo-duplo na noite desta quarta-feira foi o experiente armador Nezinho, autor de 14 pontos e dez assistências. Também com 14 pontos, o ala/pivô Renato Carbonari foi outro bom nome do esquadrão vascaíno na partida, que ainda não venceu nenhuma partida na Arena Carioca 1 – foram três jogos e três derrotas.
O atual campeão Bauru voltará à quadra neste sábado (20/01), para nova reedição das Finais do último NBB contra o Paulistano, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP). Já o Vasco terá como próximo adversário o Minas Tênis Clube, na próxima terça-feira (23/01), na Arena Carioca 1, às 20 horas.
O jogo
Depois de perder o primeiro quarto por 22 a 19, o Vasco da Gama mudou o cenário da partida com uma grande exibição no segundo período. Com Giovannoni inspirado, autor de 12 pontos na parcial (5/6 nos arremessos de quadra), a equipe vascaína não só virou o jogo como ainda abriu nove pontos (43 a 34) e foi para o intervalo com 45 a 38 de frente.
O Bauru foi com tudo para cima do Vasco no segundo tempo e pressionou o time da casa a todo momento. A equipe carioca se segurou no terceiro período inteiro, mas viu o Dragão virar a partida no último quarto, restando cinco minutos para o fim (75 a 74). A partir daí, as equipes passaram a alternar constantemente na liderança do placar.
Restando pouco mais de três minutos para o fim, o Vasco vencia por 79 a 77, mas foi aí que começou a reação certeira do Bauru. Com lances livres de Alex Garcia e Hettsheimeir, uma bolas de 2 pontos de Matulionis e Duda, a equipe do interior paulista aplicou uma corrida de 9 a 1 nos dois minutos seguintes e não só virou o jogo como ainda abriu seis pontos (86 a 80) restando um minuto para acabar.