Após três temporadas, a Liga Sul-Americana de basquete masculino volta a ser disputada em 2022. 16 equipes de sete países irão participar da competição que começa no dia 30 de setembro e tem final marcada para 4 de dezembro. Quatro clubes brasileiros disputam a competição: Liga Sorocabana de Basquete (LSB), Bauru Basket, São Paulo e Unifacisa.
+ Brasil conquista 20 medalhas no Pan Am Series III de parataekwondo
No grupo A da competição, com sede em Barranquilla, na Colômbia, estão: Titanes de Barranquilla (Colômbia), Club San Martín (Argentina), Punto Rojo (Ecuador) e a LSB. As equipes entram em quadra entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O grupo B da Liga Sul-Americana tem: Oberá Tenis (Argentina), Regatas Corrientes (Argentina), Bauru (Brazil) e Pichincha (Bolívia). As equipes jogam em Oberá, na Argentina, entre 7 e 9 de outubro.
O terceiro grupo da Liga Sul-Americana será disputado em Buenos Aires, entre 13 e 15 de outubro. Estão nele: Boca Juniors (Argentina), Aguada (Uruguai), Club Atlético Olimpia (Uruguai) e Leones de Quilpué (Chile). Pra encerrar, o grupo D vai ter jogos em Campina Grande-PB com Unifacisa, São Paulo, Tigrillos de Medellín (Colômbia) e Deportivo San José (Paraguai). As partidas serão realizadas entre 21 e 23 de outubro.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final da Liga Sul-Americana de basquete, no final de novembro. Os vencedores jogam o Final 4 em 3 e 4 de dezembro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta será a 25ª edição da Liga Sul-Americana de basquete masculino. O último campeão foi o Botafogo em 2019. O evento não foi realizado em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19.