Siga o OTD

Basquete

Após 2 prorrogações, Corinthians quebra tabu contra São Paulo

O Corinthians quebrou um tabu de dez jogos seguidos sem vencer o São Paulo, que durava desde 2019, ao bater o rival por 107 a 103 pelo Paulista de basquete

Corinthians x São Paulo Campeonato Paulista de basquete masculino
Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Um jogaço digno da tradição do Majestoso encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista de basquete masculino. Após duas prorrogações, o Corinthians venceu o São Paulo por 107 a 103, no ginásio Walmir Marques, no Parque São Jorge, e encerrou um tabu de três anos sem vitória sobre o arquirrival.

Até então, desde o retorno do Tricolor ao basquete, em 2019, haviam sido dispurados 10 jogos e todos tinham terminado com vitórias do São Paulo. Desta vez, no entanto, a história foi diferente. Mas o começo do jogo não foi fácil para o time da casa.

+Tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino

Com um time bem mais experiente, o São Paulo, liderado pela mão certeira do ex-corintiano Malcom Miller da linha dos três, terminou o primeiro quarto vencendo por 28 a 24. No segundo período, no entanto, com Mãozinha e Isaac jogando muito bem, o Timão fez 10 a 0 logo de cara e virou o placar para 34 a 28. Com o ritmo acelerado, a molecada alvinegra manteve o pique até o intervalo e foi para o vestiário vencendo por 48 a 39 (24 a 11 no período).

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No terceiro quarto, Marquinhos entrou no jogo e liderou a reação do São Paulo, que virou o jogo e chegou a abrir 61 a 55. O Corinthians, no entanto, não deixou o rival abrir vantagem e chegou ao último período apenas um ponto atrás: 68 a 67.

No último quarto, o São Paulo se impôs nos primeiros minutos e chegou a abrir 11 pontos de vantagem, mas o Corinthians voltou para o jogo com duas bolas de três seguidas de Isaac. A reação continuou até que o tempo regulamentar terminou empatado em 85 a 85.

O equilíbrio se manteve nas duas prorrogações. No minuto final, o Corinthians tinha quatro pontos de vantagem, Marquinhos tentou arremesso do perímetro, sofreu falta e acertou os três lances livres para colocar o São Paulo no jogo. Na sequência, o Tricolor teve a chance passar na frente, mas Marquinhos levou toco de Mãozinha.

O jogador do São Paulo ficou inconformado com o fato da arbitragem não ter marcado infração no lance, reclamou demais e acabou levando falta técnica. Com isso, o Corinthians teve lance livre e posse de bola a seu favor. Faltando cinco segundos, Queiroz sofreu falta, acertou os dois lances livres e garantiu a vitória histórica do Timão por 107 a 103.

Além da vitória do Corinthians sobre o São Paulo, o último dia da primeira fase do Campeonato Paulista de basquete masculino teve o triunfo do Pinheiros sobre Araraquara por 85 a 50.

Agora, as 11 equipes do Campeonato Paulista de basquete masculino serão dividas em duas chaves na fase de realinhamento. Os cinco primeiros colocados (Paulistano, São Paulo, Bauru, Sesi Franca e Pinheiros) já estão classificados para os playoffs e disputam no Grupo A as posições para o chaveamento no mata-mata. Por outro, os seis times restantes (São José, Rio Claro, Corinthians, Osasco, Araraquara e Liga Sorocabana) vão disputar as três vagas restantes para os playoffs.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete