O Sampaio Corrêa bateu o Vera Cruz Campinas por 68 a 63 no início da tarde deste sábado (12), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão, na primeira partida da grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Tainá Paixão foi o destaque do confronto anotando 28 pontos e pegando sete rebotes para o time da casa. A pivô Érika dominou o garrafão e contribuiu com 13 rebotes. Pelo lado visitante, Letícia Rodrigues marcou 16 pontos e pegou oito rebotes. Emanuely De Oliveira teve desempenho semelhante, com 16 pontos e sete rebotes, e Beatriz Oliveira deu seis assistências.
O título será decidido em uma melhor de cinco. O segundo jogo será na segunda (15) novamente na capital maranhense. A seguir, a série viaja para São Paulo, onde o ginásio do Tênis Clube, em Campinas, recebe o terceiro confronto no sábado (20). Se necessários, as partidas quatro e cinco serão em Campinas no dia 22 e em São Luís em 27 de agosto. Está é a terceira vez que eles decidem o título, duelo mais frequente das finais na história da LBF. Em 2018 deu Campinas e no ano seguinte o Sampaio deu o troco.
Duelo de gigantes
O Sampaio Corrêa foi a segunda melhor equipe da fase de classificação ganhando 14 em 18 jogos. Nos palyoffs, despachou Sport/Glória do Goitá e AD Santo André sem perder. O time comandado pelo técnico estreante Rodrigo Galego entrou na final liderando as estatísticas em pontos, média de 81,4 por jogo, rebotes (47,9), bolas de três (11,4) e eficiência (94). O Vera Cruz Campinas também tem técnico estreante, Sidney Coppini e eliminou o Sesi Araraquara, melhor time da primeira fase, nas semifinais. Antes, passou de virada pelo Unisociesc/Blumenau.
+ Bauru Basket vence a segunda seguida no Campeonato Paulista
Ponto a ponto
Como não poderia deixar de ser, o primeiro confronto do playoff final da LBF foi marcado pelo equilíbrio. O Vera Cruz Campinas venceu os dois quartos iniciais, mas com o Sampaio Corrêa na cola em ambos: 18 a 17 no primeiro e 18 a 16 no segundo. Desta forma, as visitantes foram para os vestiários com três de frente no 36 a 33. Na volta, as donas da casa passaram a comandar o placar e descontaram os três pontos no terceiro quarto, vencido por 17 a 14. No último, as maranhenses conseguiram abrir folga somente nos dois últimos minutos, já que 1min53 do fim o placar era de 64 a 63 a favor das anfitriãs. Ao final dos derradeiros dez minutos, 19 a 13 para o Sampaio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK