Siga o OTD

Basquete

Com recordes, Basquete Cearense vence Joinville no NBB

Com recordes e grande atuação do pivô LeoBasquete Cearense vence Joinville em casa e sobe na classificação do NBB 2017/2018

Não há adjetivos suficientes para descrever o que foi o pivô Leonardo Waszkiewicz na noite desta sexta-feira (22). Com três recordes quebrados e uma atuação magistral, o pivô de 2,11m de altura arrasou a defesa do Joinville e foi o grande nome da vitória do Solar Cearense sobre a equipe catarinense no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 80 a 66.

Foram 32 pontos sem nenhum arremesso errado (13/13 nas bolas de 2 pontos), 16 rebotes e sonoros 46 de eficiência para Leozão, que estabeleceu os recordes dos respectivos fundamentos na atual temporada do NBB. Além disso, o pivô de 28 anos igualou a maior marca de bolas de 2 pontos, que era de JP Batista (13 contra Campo Mourão), e ainda registrou uma das maiores marcas de eficiência de toda a história do campeonato.

Com o resultado, o Basquete Cearense somou sua quarta vitória em nove partidas (44,45 de aproveitamento) e ficou na décima colocação. Já o Joinville aparece no limite da zona de classificação aos playoffs, na 12ª colocação, com campanha de dois triunfos em nove oportunidades (22,2% de aproveitamento).

O Basquete Cearense encerrará seus compromissos no ano de 2017 no dia 27 de dezembro (quarta-feira), diante do rival nordestino Universo/Vitória, às 19h30 (de Brasília). No dia seguinte (28/12), o Joinville fará o confronto de sulistas com o Banrisul/Caxias Basquete, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), às 20h30.

Depois de ver o Joinville em vantagem durante quase todo o primeiro tempo, o Basquete Cearense deu o bote nos três minutos finais do segundo período e não só virou a partida como ainda abriu uma bela vantagem de nove pontos (41 a 32). Com 11 pontos, o pivô Léo Waszkiewicz foi um dos grandes trunfos da reação cearense.

Na volta do intervalo, os comandados do técnico Alberto Bial controlaram muito bem a vantagem adquirida na parcial anterior. Já no último quarto, o Joinville aprontou uma bela reação para cima dos donos da casa. Com uma corrida de 10 a 2 logo nos primeiros minutos, a equipe de Santa Catarina virou o jogo para 62 a 60 e tirou totalmente a tranquilidade dos nordestinos.

Depois de ver os catarinenses virarem a partida, o Basquete Cearense recuperou a vantagem rapidamente e não largou mais. Novamente explorando bem as jogadas com o pivô Leozão, autor de oito pontos na parcial final, a equipe da casa foi aumentando a diferença gradativamente e finalizou a partida com 14 pontos de frente. Placar final: 80 a 66 em noite magistral do pivô Leozão.

Mais em Basquete