Com atuação decisiva do armador Marcelinho Huertas, o Baskonia venceu o clássico espanhol, diante do FC Barcelona Lassa, por 85 a 82 (52 a 35 no primeiro tempo), atuando na Fernando Bueso Arena, em Vitoria-Gasteiz (ESP), pela 14ª rodada da fase inicial da Euroleague – 2017/2018.
O brasileiro, que esteve em quadra por 23min12, anotou quatro pontos, entre eles os dois finais da sua equipe, apanhou quatro rebotes e deu 10 assistências. “Vitória muito importante, num clássico espanhol dentro da Euroleague, que nos recupera na competição. Iniciamos muito bem a partida e abrimos, além disso, tivemos força para segurar o placar em nosso favor quando o Barcelona tentou a recuperação no quarto final”, analisou Huertas.
O jogo começou totalmente favorável ao time da casa, que comandou as ações e passou a liderar o marcador, abrindo boa vantagem ao final do primeiro tempo – 22 a 17 (primeiro) e 30 a 18 (segundo). Na volta do intervalo, o Barça conseguiu equilibrar as ações (22 a 22).
Os dez minutos finais foram emocionantes, visto que a equipe visitante cresceu bastante de produção e logo conseguiu se aproximar no placar e chegou a assustar; foi esse o momento que os jogadores mais experientes do Baskonia apareceram bem para manter a equipe na frente e vencer o clássico (11 a 25).
Os outros nomes importantes da partida foram Tornike Shengelia (22 pontos e 06 rebotes) e Vincent Poirier (14 pontos e 05 rebotes), pelo time da casa; Pau Ribas (15 pontos e 06 assistências) e Adam Hanga (14 pontos e 04 rebotes), em favor do visitante.
Na classificação geral, a equipe de Vitoria-Gasteiz aparece na nona colocação, com sete vitórias e sete derrotas. Já o próximo compromisso será contra o CSKA Moscow, no dia 29 de dezembro (sexta-feira), às 17h30 (de Brasília), atuando novamente na Fernando Bueso Arena, em Vitoria-Gasteiz (ESP), pela 15ª rodada da primeira fase.