Dois jogos aconteceram na noite desta sexta-feira pelo NBB. O Pinheiros derrotou fora de casa o Minas Tênis Clube e subiu para o quinto lugar na classificação. Já o Basquete Cearense superou Campo Mourão e é o oitavo colocado.
O Pinheiros segurou a pressão do Minas Tênis Clube no último quarto, venceu em plena Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), pelo placar de 94 a 88, e retomou o rumo dos triunfos após derrota para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.
Para chegar ao triunfo em solo mineiro, a equipe pinheirense contou com grande atuação coletiva, mas os grandes destaques ficaram por conta de Renan Lenz e Holloway. O ala/pivô acertou quatro bolas de 3 pontos e totalizou 21 pontos. Já o norte-americano tornou a ser o cestinha do time após atuação ruim contra Brasília e deixou a quadra com 23 pontos, sendo 11 deles vindos através dos lances livres – oito no último quarto.
Em seu primeiro reencontro com o Minas, equipe que defendeu nas últimas quatro temporadas, o pivô Ralfi Ansaloni ajudou o Pinheiros com uma grande atuação: 14 pontos, nove rebotes e 19 de eficiência.
Com o triunfo fora de casa, o Pinheiros chegou ao seu quinto resultado positivo em oito partidas pelo NBB (62,5% de aproveitamento) e se manteve flertando com o G-4. Já o Minas, que sofreu sua segunda derrota consecutiva, saiu do grupo dos 12 primeiros colocados que vão aos playoffs e agora tem campanha de dois êxitos em sete jogos (28,5% de aproveitamento).
Basquete Cearense vence segunda seguida pelo NBB
Também fora de casa, a Carcará mostrou que está voltando a voar. Depois de quebrar sua sequência negativa com a vitória sobre o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, o Solar Cearense emplacou seu segundo triunfo seguido como visitante no NBB ao bater o Campo Mourão, diante de bom público no Ginásio Belin Carolo, por 89 a 73.
Com dois triunfos seguidos no NBB, o Basquete Cearense subiu para o oitavo lugar, agora com três êxitos em seis jogos (50% de aproveitamento), campanha idêntica a do Paulistano/Corpore. Por sua vez, o Campo Mourão teve seu embalo quebrado e agora tem desempenho igual ao do sétimo colocado Gocil/Bauru – quatro vitórias em sete jogos.
A dupla de garrafão da equipe cearense Gruber e Toledo deitou e rolou no Belin Carolo. O primeiro registrou um expressivo duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes e somou 27 de eficiência – sua maior marca na temporada. Já o segundo também pegou 11 sobras, e com mais 15 pontos e quatro assistências, deixou a quadra com 25 de valorização.
“Precisávamos deste resultado para confirmarmos o nosso crescimento na competição. Soubemos anular os pontos fortes do Campo Mourão e mostramos, mais a nossa força do conjunto. Uma defesa muito forte e um ataque eficiente, com muitos jogadores pontuando. Foi mais um passo muito importante na nossa evolução”, analisou Marcus Toledo.