A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas venceu a equipe de Porto Rico por 83 a 53 pelas quartas de final da Copa América da modalidade, disputada no CT Paralímpico em São Paulo. Com a vitória, a equipe brasileira também garantiu uma vaga no Mundial, marcado para novembro, em Dubai. Neste domingo (17), o Brasil disputará a semifinal contra os Estados Unidos.
O jogo começou com a posse de bola brasileira, mas os primeiros pontos foram marcados pelo time porto-riquenho. O primeiro ponto brasileiro foi marcado em lance livre. Disputado ponto a ponto, o primeiro quarto terminou com empate, 17 pontos.
+ Rayssa Leal vai à final no SLS de Jacksonville com a melhor nota no skate
Já no segundo quarto, a equipe brasileira conseguiu abrir vantagem, 39 a 24. O placar seguiu favorável para o Brasil no terceiro período, com 57 a 40.
No último quarto da partida, os brasileiros mantiveram a vantagem e com 30 pontos de diferença se classificaram para a semifinal. Placar final da partida: 83 a 53. O cestinha da partida, com 20 pontos, foi o porto-riquenho Carlos Martinez. Já o maior pontuador brasileiro foi Luciano da Silva, com 15 pontos.
Vaga no Mundial
Ao ficar entre os quatro times semifinalistas da Copa América, o Brasil conquista uma das vagas para o Campeonato Mundial da modalidade, em Dubai, no mês de novembro.
A Seleção feminina também enfrentará a equipe estadunidense neste domingo, às 15h, pelas semifinais da competição. A outra semi entre as mulheres será entre Canadá e Argentina, no mesmo dia, às 10h15. Para obter a classificação para o Mundial, o Brasil precisa subir ao pódio na Copa América, pois apenas três vagas estão disponíveis.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ao todo, participam da Copa América oito equipes femininas e sete masculinas. As equipes femininas que participam desta competição são Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos. Já no masculino participam Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.