Siga o OTD

Basquete

As chances da seleção brasileira na Fiba AmeriCup 2022

AmeriCup masculina 2022 Brasil basquete masculino sedes cartaz
(divulgação/CBB)

A FIBA AmeriCup, também conhecida como Copa FIBA das Américas ou apenas Copa América, é o principal torneio de basquete envolvendo seleções do continente americano, incluindo América do Norte, Central e do Sul. Embora inicialmente marcada para 2021, esta competição precisou ser remarcada para 2022 devido à pandemia de COVID. A FIBA AmeriCup 2022 será disputada no Brasil entre os dias 02 e 11 de setembro, mais especificamente nas cidades de Brasília e Recife. Saiba neste artigo quais são as reais chances da Seleção Brasileira neste torneio e clique aqui para descobrir todos os eventos disponíveis em uma das principais casas de apostas da atualidade.

Desempenho histórico do Brasil

A Copa América de Basquetebol tem sido disputada desde o ano de 1980, normalmente de dois em dois anos (com algumas exceções). Historicamente o Brasil costuma ir bem nesta competição, tendo o segundo melhor retrospecto histórico entre todas as seleções.

+“Monstrinho”: Yago é o destaque de uma geração promissora

A poderosa seleção dos Estados Unidos é a primeira colocada no desempenho histórico da FIBA AmeriCup, com sete medalhas de ouro na história e uma medalha de prata. Já o Brasil vem em segundo com quatro medalhas de ouro na história, duas de prata e quatro de bronze. Porto Rico, Argentina, Venezuela e México também já conquistaram a medalha de ouro pelo menos uma vez na história do torneio.

Desempenho do Brasil na última edição

A última edição da Copa das Américas FIBA de basketball foi em 2017. Naquela edição, o Brasil teve seu pior desempenho na história da competição, ficando apenas com a décima posição geral. O título ficou para a seleção dos Estados Unidos, que levou a medalha de ouro na final contra a Argentina.

O fato de o Brasil ter tido um desempenho tão ruim neste torneio chamou a atenção, principalmente porque o Brasil contava com alguns atletas experientes.

A atual situação do basquete nacional

Com o Novo Basquete Brasil (NBB), o principal torneio de times do Brasil, obtendo cada vez mais relativo sucesso e audiência em suas partidas, o Brasil tem formado alguns jogadores interessantes que podem atuar pela seleção. Entretanto, é fato que a geração atual de jogadores brasileiros disponíveis para atuarem pela seleção não possui expectativas altas. De forma geral, a seleção brasileira de basquete não vive seus melhores momentos, embora haja muitos jovens surgindo e consequentemente motivos para acreditar que a seleção deverá se desenvolver mais em breve.

Expectativa para a FIBA AmeriCup 2022

Considerando os jogadores atuais que o Brasil possui, as limitações de elenco e todos os outros aspectos relacionados a este torneio, a expectativa para o Brasil não é tão alta. O grupo do Brasil já está definido e é formado por Uruguai, Colômbia e Canadá. O natural é que a seleção brasileira consiga algumas vitórias na fase de grupos e provavelmente avance para a fase de quartas-de-final. No entanto, o Brasil não tem um dos melhores times e dificilmente deve brigar pelo título.

Porém, o fator casa também pode fazer a diferença. Como a competição será disputada em território brasileiro, é possível que a torcida impulsione o time e assim o Brasil tenha um desempenho acima do normal.

Considerando tudo isso, a tendência é que o Brasil avance às quartas-de-final e, com um pouco de sorte, pode até mesmo brigar por uma vaga no pódio e consequentemente por uma medalha.

Mais em Basquete