Que vitória! Com emoção até o fim e com uma virada sensacional, o Brasil derrotou os Estados Unidos na Globl Jam, torneio de basquete masculino sub-23, em Toronto, no Canadá, nesta quinta-feira (07). A equipe comandada por Tiago Splitter chegou a estar 11 pontos atrás no último quarto, conseguiu se recuperar e virou o duelo com uma bola de três pontos de Yago na última posse brasileira.
+ Duda/Ana Patrícia vão às oitavas no Elite 16 de Gstaad
Após dois primeiros períodos de muito equilíbrio, que terminaram com placar de 38 a 35 para os Estados Unidos, os norte-americanos abriram frente na terceira parcial e permaneceram assim no início do último quarto, onde chegaram a ter 64 a 53 de vantagem. O Brasil acertou sua defesa e aumentou seu aproveitamento nas bolas de três pontos e empatou em 67 a 67.
A três minutos do fim, o jogo tornou-se nervoso. Com defesas muito bem postadas, as duas equipes erraram tudo que tentaram, até que os ianques encontraram duas brechas seguidas e abriram quatro pontos de frente (71 a 67). Restando 50 segundos para o fim do jogo, a situação do Brasil ficou difícil, mas foi a hora que Yago colocou a bola de baixo do braço e resolveu o duelo.
CLUTCH!
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) July 7, 2022
O game Winner de @Ymateus02 🔥 pic.twitter.com/OZMCU4A028
Com uma infiltração rápida, o armador do Flamengo fez a cesta e sofreu a falta, diminuindo o placar para 71 a 70. Os norte-americanos erraram o arremesso na sequência e a posse voltou para o Brasil. A bola ficou com Yago, que esperou o estouro do cronômetro nos 24 segundos para arremessar de longe. A bola chorou e caiu, colocando o Brasil a frente do marcador, em 73 a 71.
Números
Yago encerrou o duelo com 13 pontos, sendo o maior pontuador do time brasileiro, além de seis rebotes e quatro assistências. Outro grande destaque do Brasil no jogo foi Rachel, que fez 12 pontos e pegou dez rebotes. Márcio marcou 12 pontos, enquanto Caio anotou 11. Dikembe fez dez. Pelo lado dos Estados Unidos, o principal nome foi Keyonte George, que anotou 14 pontos.
Como fica a Globl Jam
Esta foi a segunda vitória da seleção brasileira masculina sub-23 no Globl Jam. A equipe já havia vencido a Itália no dia anterior, depois de ter perdido para o Canadá na estreia. O torneio, que marca a estreia de Tiago Splitter a frente da seleção sub-23, contém apenas esses quatro países no naipe masculino. Todos jogam contra todos na primeira fase, para definição dos confrontos das semifinais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com duas vitórias e uma derrota, o Brasil pode terminar a primeira fase em primeiro lugar caso a Itália vença o Canadá no duelo que será disputado na noite desta quinta. O Canadá venceu os dois duelos que fez até aqui, enquanto a Itália venceu um e perdeu outro. Os Estados Unidos perderam os três jogos que fizeram. As semis ocorrerão no sábado (09), e a final está prevista para o domingo (10).