Diante de quatro mil torcedores que lotaram o ginásio Pedrocão, Sesi Franca derrotou o Flamengo por 80 a 65 e conquistou pela primeira vez na história o título do NBB. Foi, no entanto, o 12º título nacional da equipe do interior paulista, que foi campeã da Taça Brasil em 1971, 1974, 1975, 1980 e 1981 e do Campeonato Brasileiro em 1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e 1999. Ou seja, a vitória desta quinta-feira acabou com um jejum de 23 anos do clube.
Para chegar ao título, o Sesi Franca contou a força do Pedrocão, local onde venceu todos os jogos que disputou nesta edição do NBB. Além disso, a equipe comandada pelo técnico Helinho fez um primeiro quarto espetacular, quando abriu a diferença que desequilibrou o duelo contra o Flamengo para garantir a histórica conquista. Dentro de quadra, Lucas Dias roubou a cena na partida decisiva ao conseguir um duplo duplo com 19 pontos e 14 rebotes.
O jogo
Sesi Franca deu um baile no Flamengo no primeiro quarto. Tudo parecida dar certo para o time da casa. Foram seis bolas de três, com Santiago Scala, Jonathan Luz e Lucas Mariano marcando duas cada um, contra nenhuma do rival.
+Sub-18: Brasil perde invencibilidade, mas avança em primeiro lugar
Além disso, Sesi Franca pegou 16 rebotes, sete deles com Lucas Dias, contra apenas oito do adversário. A força defensiva do time da casa forçou os erros do Flamengo, que teve aproveitamento no ataque de apenas 16,7%. O resultado disso tudo foi uma diferença de 20 pontos nos primeiros dez minutos: 28 a 8.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No segundo quarto, o Flamengo melhorou bastante em relação ao que tinha jogado no primeiro, mas não o suficiente para encostar no placar. Apenas numa bola de três de Rafael Mineiro, o Rubro-Negro chegou a passar a frente na pontuação do período, reduzindo a diferença geral para 19 pontos, mas, na reta final, Franca voltou a se impor e foi para o intervalo vencendo por 49 a 26.
Apesar da melhora do primeiro para o segundo quarto, o Flamengo precisava fazer muito mais na volta dos vestiários para tentar mudar o resultado. Na quadra, apenas Rafael Mineiro jogava com a qualidade, enquanto o resto do time estava muito abaixo. Ainda assim, foram 21 pontos rubro-negros no terceiro quarto contra 19 de Franca, que chegou ao último período vencendo por 68 a 47.
No último quarto, o Flamengo, que tinha reagido no período anterior, não teve forças para cortar a diferença. Já Franca se impôs, aumentou a vantagem e garantiu com todos os méritos o título de campeão do NBB, fechando a série final em 3 a 1.