Após longa espera para ver seu time de volta à quadra, o torcedor rubro-negro não se decepcionou com o que viu nesta sexta (15/12). Em uma bela atuação, o Flamengo chegou ao quarto resultado positivo consecutivo no NBB 17/18, diante do Minas Tênis Clube, por 83 a 76, encerrando a invencibilidade do rival dentro de casa na competição, e ainda, o ultrapassando na tabela de classificação.
Avalanche rubro-negra: Foi no terceiro quarto que o Fla deu o grande passo para sua vitória. Após o ótimo desempenho no período anterior, os comandados de José Neto mantiveram a pegada na volta do intervalo. Mantendo o alto nível ofensivo e contando com Cubillan muito inspirado, o rubro-negro carioca teve mais 10 minutos dominantes e foi para a parcial final com 14 pontos vantagem, 63 a 49.
Segurou e levou: Na parcial final, por mais que o Minas tenha cortado para cinco pontos de desvantagem (73 a 68), a experiência do elenco rubro-negro falou mais alto, com cestas importantes de Marquinhos e Cubillan, e os donos da casa não conseguiram diminuir a diferença para uma posse de bola. Resultado, 23 a 16 para os minastenistas na parcial, mas vitória flamenguista.
Põe na conta: Após perder na estreia, o Flamengo agora tem quatro vitórias consecutivas e é o novo terceiro colocado do NBB CAIXA 17/18. O rubro-negro carioca ultrapassou o próprio rival desta noite, Minas, não só perdeu seu posto, como saiu do G-4, e é o quinto, devido ao saldo de pontos inferior ao do Sendi/Bauru Basket, que tem campanha idêntica à sua, de cinco resultados positivos e dois negativos.
Como sempre: Vivendo mais uma grande temporada, Marquinhos manteve o alto nível técnico nesta noite. O ala rubro-negro liderou seu time em pontos outra vez, com 19 anotados, e ainda contribuiu com oito rebotes e quatro assistências, registrando 21 de eficiência (líder do Fla no quesito).
Deram aula: Apesar do destaque individual de Marquinhos, o conjunto rubro-negro foi que funcionou com primor nesta noite. Prova disto são os cinco titulares da equipe com pelo menos 10 pontos na partida: O próprio camisa 11 (19), Cubillan (14), JP Batista (13), Ronald Ramon (13) e Olivinha, que além de dez pontos, completou o duplo-duplo com dez rebotes.
Em ótima forma: Mesmo com a derrota, a dupla de garrafão mineira esteve mais uma vez em grande forma. Cestinha do time na temporada, Wesley foi o segundo principal pontuador nesta noite, com 17 pontos. Enquanto isso, Teichmann, que faz um excepcional início de competição, liderou a equipe em eficiência (22), ao anotar oito pontos, pegar 13 rebotes e distribuir cinco assistências.
Faltou pouco: Apesar dos 100% de aproveitamento dentro de casa ir por água abaixo, o Minas fez mais um grande partida, atuando de igual para igual com o Fla. Além da dupla de garrafão já citada, outros três nomes também contribuíram muito pelo time nesta noite: Roquemore, cestinha da equipe no jogo, com 19 pontos, além de cinco rebotes; Jefferson Campos, responsável por 13 tentos e quatro roubos de bola; e Gegê, principal passador do NBB CAIXA 17/18 e dono de quatro pontos e dez assistências no confronto.
Equilíbrio extremo: Com as defesas dominando, os dois times fizeram um primeiro quarto cadenciado e equilibrado. Em um belo trabalho coletivo, que totalizou seis assistências na parcial, o Minas contou com boas contribuições individuais, principalmente de Rush e Teichmann, e fechou o período inicial à frente, por 16 a 14.
Vantagem flamenguista: Após o Minas abrir cinco pontos de frente no início do segundo quarto (21 a 16), o Flamengo passou a dominar a partida desde então. Com uma defesa extremamente agressiva, que forçou sete erros dos donos da casa na parcial, o rubro-negro venceu o período por 27 a 16, e voltou para o vestiário com nove pontos de vantagem (41 a 32).
E agora? As duas equipes voltam a atuar na próxima quinta-feira (21), diante de duros adversários paulistas. Enquanto o Flamengo visita o Sendi/Bauru Basket, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do Facebook, o Minas vai até o Pedrocão para encarar o Sesi/Franca Basquete, às 20h10 (de Brasília).