Com seis vitórias em seis jogos, o Brasil conquistou neste sábado de forma invicta o título do Campeonato Sul-Americano Sub-18 de basquete feminino. Para ser campeã, a seleção brasileira derrotou na final a arquirrival Argentina por 49 a 46 no ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires.
O grande destaque do Brasil na decisão foi Taissa, que alcançou 23 no coeficiente de eficiência ao marcar 20 pontos e pegar 12 rebotes. Outra que brilhou foi Giovanna, que pegou incríveis 18 rebotes, além de ter marcado 11 pontos. Do lado argentino, Alma Bourgarel marcou 13 e Angelina Giacone fez 10.
A ala Taissa Queiroz foi eleita a MVP do campeonato e fez parte da seleção ideal junto com a pivô Giovanna da Silva.
– Estou muito feliz pelas meninas pois elas mereceram demais essa conquista. Colocaram o coração em quadra, e espero que essa vitória dê espaço para que elas cresçam dentro dos clubes. E que esse investimento que a Confedereação tem feito pelo basquete feminino seja um novo ciclo pra gente cheio de conquistas – disse Adriana Moíses Pinto Mafra, a Adrianinha.
Para chegar à final, a equipe brasileira fechou a etapa inicial com a primeira colocação do Grupo A do Sul-Americano Sub-18 de basquete feminino, com quatro vitórias consecutivas: Brasil 78 x 59 Bolívia, Brasil 56 x 53 Argentina, Brasil 70 x 39 Paraguai, Brasil 70 x 41 Equador. E venceu a semifinal sobre o Uruguai por 59 a 47.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Foi, portanto, a segunda vitória em cima da Argentina na competição. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu por 56 a 53 com um jogo coletivo muito forte com a pontuação bem dividida entre Ana Beatriz (14), Stephany (12), Tassia (12) e Giovanna (10).