Depois da vitória tranquila do São Paulo no clássico contra o Corinthians, dois jogos emocionantes fecharam a rodada deste sábado pelo NBB sendo decididos por apenas um ponto de diferença. O líder Sesi Franca fez 89 a 88 no Cerrado Basquete e o Rio Claro bateu o Brasília por 80 a 79, ambas as partidas disputadas na capital federal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No ginásio da Asceb, o Sesi Franca foi um pouco melhor do que o Cerrado nos dois primeiros quartos e foi para o intervalo vencendo por 46 a 41. No terceiro quarto, o time da casa fez o seu melhor período, virou o jogo e chegou nos últimos dez minutos vencendo por 65 a 64.
No último quarto, a disputa foi emocionante. Faltando 27 segundos, Dawkins colocou uma bola de três e fez 88 a 87 para o Cerrado. Faltando oito segundos, no entanto, David Jackson recolou Franca na frente. A equipe da casa ainda teve um ataque para tentar mudar o placar, mas Dawkins errou o arremesso, garantindo a vitória para o líder do NBB.
Lucas Mariano, com 22 pontos, foi o maior pontuador do Sesi Franca, que teve Lucas Dias como destaque com um duplo duplo: dez pontos e 12 rebotes. Pelo Cerrado, Dawkins, com 34 pontos, foi o cestinha e Serjão acirrou a briga no garrafão com 11 rebotes.
Com 26 vitórias em 28 jogos, Franca lidera a competição com 92,9% de aproveitamento, enquanto o Cerrado é o 14.º com nove vitórias nos mesmos 28 jogos (32,1%).
Já no ginásio Nilson Nelson, que vai ser uma das sedes da AmeriCup de basquete masculino, o duelo foi muito equilibrado nos dois primeiros quartos e Rio Claro foi para o intervalo vencendo por apenas um ponto: 38 a 37.
Na volta dos vestiários, Rio Claro deu a pinta de que poderia deslanchar no jogo. A equipe paulista fechou o terceiro quarto vencendo por 58 a 53. No último período, a vantagem chegou a 11 pontos faltando 6min53s para o final (66 a 55).
Brasília fez de tudo para reagir, mas a situação era difícil. Faltando 12s, a diferença era ainda de seis pontos (80 a 74). Faltando 7s, Ricardo Fischer derrubou a diferença para 80 a 76. No lance seguinte, Gemerson roubou uma bola e acertou de três, reduzindo a diferença para um ponto. Faltando um segundo, Thomas tentou de longe, mas errou e Rio Claro venceu no sufoco por 80 a 79.
O cestinha do jogo foi Jamaal, de Rio Claro, com 27 pontos, enquanto Gemerson chamou a atenção por Brasília com um duplo duplo: 22 pontos e dez rebotes. Thomas foi o responsável por 23 pontos.
Na classificação, Rio Claro é o décimo colocado com 11 vitórias em 29 jogos, enquanto o Brasília segue na lanterna com quatro vitórias em 26 partidas disputadas.