O Minas Tênis venceu o Fortaleza por 101 a 74 no início da tarde deste domingo (19) em duelo válido pela fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB). Naquela altura, assumia temporariamente a vice liderança, mas horas depois o Flamengo derrotou o Unifacisa por 89 a 70 e retomou a segunda colocação do Minas, que voltou para o terceiro lugar. Ambos foram a dez vitórias em 12 jogos, com o Rubro-Negro à frente nos critérios de desempate. O primeiro colocado é o Franca, que venceu as 12 que fez até agora.
As vitórias valeram para Minas e Flamengo uma vaga na Copa Super 8, torneio de meio de temporada com os oito melhores da fase de classificação do NBB. O São Paulo, que venceu o Corinthians no sábado (18), vem em quarto. Em quinto está Bauru, Unifacisa é o sexto, seguido por Caxias e Mogi. A quarta edição da Copa Super 8 será em janeiro e dá ao campeão uma vaga na Champions League Américas.
+ Confira resultados, tabela de classificação e próximos jogos do campeonato
👀🚀 @MOAM89 got moves!
— NBB (@NBB) December 19, 2021
🔴⚫ @TimeFlamengo
Assista aqui 📺: https://t.co/fuWGH0qCtW#NBBnoYoutube | #NBBnoFacebook | #NBBnaItararé pic.twitter.com/C9vi13ibwq
Minas no segundo tempo
Em casa, o Minas dominou o Fortaleza durante todo o jogo, mas foi no segundo tempo que a vantagem ganhou corpo. No primeiro, os anfitriões assumiram a liderança logo no começo e chegaram a colocar 37 a 20 na metade do segundo quarto. Nos últimos minutos, porém, os cearenses reagiram e cortaram para o placar do intervalo: 42 a 34. Na volta, porém, o Minas impediu o Fortaleza de pontuar e foi abrindo. Mais ou menos na metade da parcial, o placar já apontava 58 a 36, fechou em 31 a 18 e o quarto final começou com a partida resolvida, 73 a 52 para os anfitriões. Nos últimos dez minutos, os mineiros marcaram 28 a 22 e fecharam o placar no 101 a 74. Gui Deodato foi o cestinha com 19 pontos para o Minas. Johnson anotou 17 e Alexey fez 16. Maique pegou sete rebotes e Corvalán deu cinco assistências. No Fortaleza, Holloway fez 17 pontos, pegou seis rebotes e deu cinco assistências, mesmo número de Morillo no fundamento.
⚡️ FIM DE JOGO! A TEMPESTADE VENCEU MAIS UMA! 💙
— Minas Tênis Clube (de 😷) (@MinasTenisClube) December 19, 2021
O Minas Storm superou o Fortaleza B. C, por 101 a 74, e garantiu a quarta vitória consecutiva pelo @NBB.
💪🏻 Gui Deodato foi o maior pontuador da partida, com 19 pontos. pic.twitter.com/poLWH0P9hw
Flamengo sem sustos
A Unifacisa só conseguiu acompanhar o Flamengo no primeiro quarto. Chegou até a comandar o placar no Maracanãzinho e fechou a parcial colado no 18 a 19. Na segunda, porém, o atual bicampeão do NBB acelerou e chegou a colocar 40 a 25 de frente, fechando os vinte minutos iniciais com 45 a 29. No segundo tempo, o time da casa administrou e manteve a vantagem sempre em torno de vinte pontos na maior parte do tempo. Crescenzi, do time paraibano, foi o cestinha com 22 pontos. Olivinha fez 19 pro Flamengo, Robinson marcou 18 e Yago mais quinze, com sete assistências. Mineiro pegou dez rebotes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Rio Claro na briga
Além de Flamengo e Minas, o Rio Claro venceu neste domingo. Derrotou o Brasília por 80 a 58 e subiu para 12º na tabela de classificação com 5 vitórias e 8 derrotas. O time da capital é o 17º e último com 2-11. Betinho foi destaque marcando 18 pontos e dando seis assistências para Rio Claro, o melhor do jogo nos dois fundamentos. Pegou também cinco rebotes, o melhor do time ao lado de Rodrigues e seis a menos que João Pedro, do Brasília. Para a sequência do NBB, classificam os doze melhores, sendo que os quatro primeiros vão direto para as quartas de final e os outros oito disputam uma fase antes, valendo as outras quatro vagas das quartas de final.