A Argentina conquistou neste domingo, com uma rodada de antecipação, o título do Campeonato Sul-Americano de basquete em cadeira de rodas ao vencer o Brasil por 52 a 37, em Buenos Aires. Apesar da derrota, que foi a primeira sofrida na competição, a seleção brasileira já garantiu a classificação para a Copa do Mundo e vai decidir nesta segunda-feira o vice-campeonato contra a Colômbia.
+Tabela do Sul-Americano masculino de basquete em cadeira de rodas
Com a derrota deste domingo, o Brasil pode até alcançar a Argentina na liderança se vencer a Colômbia nesta segunda e a primeira colocada perder da Venezuela. Mas como o critério de desempate é o confronto direto, os donos da casa conquistaram o título com uma rodada de antecipação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Antes do confronto contra a Argentina, o Brasil venceu o Chile na estreia por 61 a 15, atropelou a Bolívia na segunda rodada por 90 a 17, fez 72 a 52 na Venezuela na sequência e, na sexta-feira, bateu o Uruguai por 71 a 41.
Nesta segunda-feira, o Brasil enfrenta a Colômbia, que foi a única representante da América do Sul no torneio masculino de basquete em cadeira de rodas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A equipe conseguiu a classificação nos Jogos Parapan-americanos de Lima-2019, quando eliminou os brasileiros nas quartas de final e venceu a Argentina na disputa pelo terceiro lugar. Estados Unidos e Canadá foram os outros a se classificar.