Siga o OTD

Basquete

Flamengo inicia bem busca pelo bi na Champions das Américas

Com Olivinha desequilibrando no começo, Rubro-Negro ganhou com autoridade do Boca Junior em duelo realizado no Maracanãzinho. Time carioca chegou na final de todas as edições do continental de clubes

Ao vivo: Flamengo x São Paulo Burgos - Copa Intercontinental
(Paula Reis/CRF/arquivo)

O Flamengo começou com vitória a campanha da temporada 2021/2022 na Champions League das Américas de basquete masculino. O time brasileiro, atual campeão, derrotou o Boca Juniors no Maracanãzinho por 88 a 66 na noite desta sexta-feira (10). Destaque para Olivinha, cestinha com 18 pontos, com três de quatro em bolas do perímetro, além de onze rebotes. Robinson anotou 14 e deu seis assistências. Pelo time argentino, Schattmann marcou 13.

Esta é apenas a terceira edição do torneio e o Flamengo chegou nas duas primeiras finais. Além do título da última temporada, ficou com o vice-campeonato em 2019/2020 perdendo para o argentino Quimsa a decisão. Agora, o atual bicampeão do NBB está no grupo D e sediará os confrontos da chave na primeira rodada. Além do Boca Juniors, o Basket UdeC, do Chile, completa a chave. A segunda e terceira rodadas serão disputas em janeiro e março, respectivamente. O torneio tem quatro grupos, onde os times se enfrentarão três vezes. Os dois melhores de cada se classificam para o Final 8, quando serão realizadas as quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e a grande final, programada para abril de 2022. O campeão joga o mundial.

Olivinha on fire

O Flamengo começou melhor e chegou a abrir 10 a 6 no primeiro quarto. Mas logo o Boca Juniors se achou e foi descontando a desvantagem até virar no 11 a 9 com uma bola de Boccia. Dali em diante, o jogo foi ponto a ponto até o cronômetro zerar com os argentinos na frente por um ponto, 18 a 17. Destaque para Olivinha nos primeiros dez minutos. Ele anotou 11 pontos, metendo duas de duas do perímetro.

+ Brasil vence a quarta no Sul-americano de basquete em CR

Passou o carro

Na segunda parcial, o Flamengo passou o carro. Ainda antes dos três primeiros minutos já fazia 27 a 18, com direito a mais uma bola de fora de Olivinha. Com a defesa sem dar chances para o Boca, o time carioca só foi tomar o primeiro ponto na parcial a 3min45 do fim. As bolas de três seguiram caindo, com Yago e Balbi ajudando Olivinha, e a vantagem foi crescendo até parar em 46 a 29 no final do primeiro tempo. A segunda parcial foi 29 a 11 pro Rubro-Negro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O equilíbrio retornou no terceiro quarto e os times voltaram a caminhar ponto a ponto até que o Flamengo deu mais uma desgarrada para colocar vinte pontos de frente no 60 a 40. Desta vez, porém, o Boca Juniors reagiu e conseguiu descontar para 16 ao término da parcial, 63 a 47, vencendo essa por 18 a 17. O atual bicampeão do NBB começou com tudo os últimos dez minutos e a 7min04 do fim abriu 21 pontos no 73 a 52, e 24 no 79 a 55. O Boca até parou o avanço dos brasileiros, mas apenas para não tomar uma surra maior na estreia da Champions League das Américas. O quarto quarto acabou 25 a 19 pro time do Brasil.

Mais em Basquete